Nós somos o Meio Ambiente

Nosso tempo é curto, mas é possível. De mãos dadas podemos entrar na Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Vamos?

No dia 5 de Junho foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em 2021, este dia também marcou o início da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021-2030, um grande impulso global para reavivar os espaços naturais que “perdemos” ao longo das últimas décadas em nome do “desenvolvimento”.

Cuidar do planeta é preservar o presente e futuro (Foto: Arquivo Pessoal)

As consequências estão aí, cada vez maiores, atingindo mais e mais habitantes dessa nossa super Casa, chamada planeta Terra. O fato é que pelo menos 3 bilhões de pessoas são impactadas diretamente pela degradação dos ecossistemas e, de acordo com a ciência, apesar de um prazo apertado, nossa geração pode reverter este cenário.

Como? Primeiro é preciso compreender que nossas ações e escolhas diárias fazem parte deste impacto negativo causado na natureza. Mas podemos fazer diferente! Todos os dias, a cada segundo, temos a oportunidade de escrever uma nova história. Nem sempre é simples, envolve mudança de hábitos. Mudanças necessárias para garantirmos uma Casa segura não apenas para as próximas gerações, mas para a gente mesmo. Repensar nossa alimentação, e como os alimentos chegam até nós. Consumo de roupas, eletrônicos, etc. A forma como limpamos a casa. Qual a conta enviada diariamente para os rios e mares, para que nossa casa esteja limpíssima? Que tipo de química inalamos e enviamos ralo a baixo?

Talvez esse jeito “prático”, rápido de viver não seja tão sustentável quanto gostaríamos. Costumo dizer que aqui em casa puxamos o freio de mão. Saímos do “piloto automático” e, volta e meia nos distraímos e precisamos desligar os botões novamente para reavaliar a rota.

Os cuidados com o planeta começam nos hábitos em casa (Foto: Arquivo Pessoal)

Além de agir e mudar as escolhas numa esfera menor (casa, trabalho), podemos erguer nossas vozes, escrever, conversar sobre este assunto com mais gente. Precisamos de muitos ativistas ambientais para que a restauração aconteça.

É possível também apoiar projetos que tem um alcance maior, com capacidade acelerar  este processo. Eles estão acontecendo em todo o planeta. Saiba mais aqui. Use sua voz! Mude seus hábitos. Experimente novas escolhas… Seja a mudança que o Meio Ambiente tanto precisa.