Primeiros passos para uma vida mais sustentável

Sobre começar bem direitinho e o consumo de melhor impacto! Com direito a glossário, insights e muitas inspirações

Quando iniciei minha jornada Lixo Zero eu sabia praticamente nada sobre o assunto. Bastaram algumas estatísticas validadas pela ciência para entender que o estilo de vida que vivia com minha família não estava de acordo com o futuro que sonhávamos para os nossos filhos.

Ser sustentável faz bem para você e para o planeta
Ser sustentável faz bem para você e para o planeta (Foto: Getty Images)

Bom, na época eu “penei” um pouquinho para encontrar informações sérias sobre como começar. As dúvidas eram tantas e ao meu redor pouca gente falava sobre o assunto, ou vivia uma vida que realmente me inspirasse. A internet me salvou: blogs, vídeos no Youtube, perfis no Instagram (em 2016, a maioria gringos) me ajudaram a dar os primeiros passos e, posteriormente a compartilhar também os desafios dessa “nova vida”.

A boa notícia é que, em 2021 a realidade é outra! Prova disso é o novo material disponibilizado pelo Instituto Akatu, 100% gratuito. Mas deixa eu explicar melhor sobre o Akatu: uma organização sem fins lucrativos cujo foco é sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade para o consumo consciente, o seja, um consumo de melhor impacto.

Em comemoração aos seus 20 anos de história (viva!), o instituto lançou “Primeiros  Passos”, um projeto feito para quem quer começar a sua jornada pelo consumo consciente — ou avançar nela. Está tudo disponível no site, que além de lindo contém textos simples, vídeos, imagens e e-books com informações extras. O material abrange os temas água, alimentos,  biodiversidade, crise climática e resíduos.

Ao clicar em cada um deles é como se entrássemos em ‘cadernos’ que nos conectam com hábitos da nossa vida cotidiana, indicando como consumir conscientemente no dia a dia dentro daquela esfera.

Além de auxiliar na vida particular, o material pode ser usado no trabalho, em escolas… Ele está aí pra isso, para ser explorado e divulgado. Agora é com você. Conheça tudinho AQUI e, caso queira conferir o webinar de lançamento que participamos confira o vídeo a seguir, a troca foi muito legal!