Seja o melhor presente para o seu filho

Sobre o Dia das Crianças e uma infância sem excessos! Não tem nada mais rico para elas do que a sua presença diária

O Dia das Crianças já passou e se a gente não sair do piloto automático, compramos um presentinho, ou um presentão e pronto. Resolvido, né?! Quisera eu que fosse fácil assim… Por aqui não conseguimos mais “simplificar” tanto.  Mesmo sabendo que dá mais trabalho fazer/ser diferente, em datas como esta, brotam oportunidades para ressignificarmos um montão de coisas.

A presença no dia a dia do seu filho trará inúmeros benefícios para todos
A presença no dia a dia do seu filho trará inúmeros benefícios para todos (Foto: Shutterstock)

Voltando quase 100 anos no tempo, o Dia da Criança foi instituído no Brasil em 1924, quando se discutiam temas relevantes sobre a infância. Uma crise social foi deflagrada após a Primeira Guerra Mundial, quando o ocidente se deparou com milhares de crianças órfãs e abandonadas. Neste contexto, o olhar sobre as crianças começou a mudar.

Mas a verdade é que, somente 30 anos depois da data ter entrado no calendário brasileiro, o Dia das Crianças tornou-se popular. A comemoração caiu no gosto do povo quando uma famosa marca de brinquedos, querendo alavancar a venda dos produtos, criou uma campanha nacional.

Ou seja, “o olhar” para a infância se perdeu pelo caminho… Virou negócio. A boa notícia é que, conhecendo a história, não precisamos apoiar este tipo de negócio dentro das nossas casas, especialmente quando “o negócio” mesmo é outro, não é verdade?

Porque não voltar seu olhar de pai e mãe para os seus filhos, para a forma como a infância acontece por aí e, aproveitar a data para viverem experiências diferentes e significativas? Gosto muito do conteúdo criado pela Elisa Lunardi e a Tati Garrido, mães e educadoras, sobre Infância Sem Excesso. Semana passada elas deram algumas ideias para um Dia das Crianças Sem Excesso e, me autorizaram a compartilhar algumas delas por aqui. Mas já te convido para dar uma conferida neste trabalho tão inspirador lá no Instagram @infanciasemexcesso.

Seguem as super dicas, que valem não apenas para datas comemorativas, mas para a vida:

  • Faça dessa data comemorativa motivo para viver a relação familiar;
  • Conversem sobre o Dia das Crianças juntos e percebam quais desejos brotam;
  • Cozinhem juntos uma receita que as crianças apreciam;
  • Decorem a mesa com objetos delas – a ideia é que a casa seja um lugar de festejar a infância!
  • Coloquem uma música e dancem juntos!
  • Se possível desliguem o celular para viver o dia por inteiro!