Coluna

Tá tudo bem? Eu demorei para entender que não

Cuidar da saúde mental é importante - Foto: iStock
Foto: iStock

Publicado em 28/11/2023, às 12h01 por Nicole Berndt


O sol nascia enquanto a madrugada se despedia. Fui acordada pelo celular, que tocou em uma hora imprópria. Assustada, atendi. Me ajeitei na cama, com o coração disparado, pronto para  ouvir o pior. 

Graças a Deus, não era o pior. Desliguei o telefone e expliquei para o Paulo que atento, aguardava por uma resposta. Levantamos rápido. Não tão rápido quanto gostaria. Minha barriga de 6 meses já pesava. A Nina estava ali, agarrada em meu ventre. 

Em poucos minutos chegamos ofegantes na casa dos nossos amigos que nos receberam aos prantos. Todos choravam na verdade. A noite tinha sido muito difícil. Sua bebê, de poucos dias de vida, não estava no berço. Tomada por uma infecção generalizada, ela tinha passado mais uma noite na UTI. O medo era palpável. Ele nos rondava e consumia. 

Saúde mental
Fique de olho na sua saúde mental e peça ajuda (Foto: Shutterstock)

Os homens ficaram na sala. Nós duas (as três na verdade - a Nina!) fomos para a cozinha. O peito cheio de leite, longe da boquinha que não podia mais alimentar, precisava sair. Enquanto a máquina trabalhava, entre nós haviam dois líquidos caríssimos: o leite materno e as lágrimas. 

Naquela manhã, desesperadas, clamamos ao Alto por socorro. Não sabíamos nem mais como orar. Mas Ele estava perto e, colheu aquela dor amarga que jorrava. Poucos dias depois o milagre aconteceu! 

Três meses se passaram e a Nina chegou. No tempo certo, mas ela era pequena demais para a idade gestacional. Com 5 dias de vida era a nossa vez de correr para o pronto socorro e enfrentar uma UTI. O medo voltou. 

Agora ele estava no meu colo. Eram os meus seios que sentiam o leite escorrer, sem ninguém para alimentar. Graças a Deus tudo ficou bem. Foi apenas um susto. Em menos de uma semana ela voltou para os nossos braços. 

Eu realmente achava que estava tudo bem. Nossa menininha estava crescendo e, mais do que nunca me vi atarefada com as demandas de uma casa com duas crianças saudáveis. As pessoas me perguntavam e a resposta era a mesma: Graças a Deus tá tudo bem! 

Com meus filhos estava tudo bem. Mas aquele medo… Aqueles dias onde a morte chegou tão perto mudaram meu coração. Havia uma ferida aberta que eu não conseguia identificar. Eu não estava bem. 

Oito anos depois compreendi que a possibilidade de perder um filho é avassaladora. Foram anos para me recuperar. Eu mudei. Apesar de tudo “estar bem”, a vida ficou pálida por longos meses - pra ser sincera por anos! 

Conto isso porque como pais, muitas vezes nos voltamos com tanta força e amor para os nossos filhos que, corremos o risco desse amor ser esvaziado de dentro de nós. Noites sem dormir. Preocupações. Problemas de saúde. Distanciamento do cônjuge. Desidratação. Cansaço extremo. Reclusão. Carga mental. Saudade dos amigos… Nos perdemos de nós mesmos e, nem sabemos mais se de verdade está tudo bem conosco. 

Vale a pena respirar profundamente, olhar para o Alto e, se perguntar: Tá tudo bem comigo? Se a resposta for não, nem pense duas vezes. Peça ajuda. Ela virá.


Leia também

Pete escreveu livro sobre a história da família - Reprodução/ Daily Mail

Bebês

Casal que adotou bebê abandonado no metrô mostra como está o filho depois de 20 anos

Giselle Prattes também é atriz - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

'Sogra' de Sabrina Sato, mãe de Nicolas Prattes foi paquita e engravidou aos 18 anos

Registro feito por Ana Paula Siebert ao lado de Roberto Justus - Reprodução/Instagram

Família

Roberto Justus fala sobre desgaste no relacionamento com Ana Paula Siebert: “Ela odeia”

Imagem Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

Família

Fernanda Lima faz revelação: “Depois de 17 anos juntos, resolvemos abrir a relação”

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende - Freepik/freepic.diller

Bebês

“Eu odeio o nome da minha filha” diz pai que já mudou o nome da bebê, mas que ainda se arrepende

Virginia - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia faz viagem luxuosa com as filhas 1 semana após aulas de Maria Alice começarem

Sasha tem dois irmãos por parte de pai - reprodução / Instagram

Família

Sasha Meneghel abre o jogo e fala sobre relação com os irmãos: “Tive que dar uma regulada nisso”

Filha de Flávia Alessandra está grávida? - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Filha de Flávia Alessandra surpreende em foto de aniversário: "Tá grávida?"

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!