Xô Chulé: faça você!

Uma receitinha fácil, barata e super útil para acabar com o chulé de pais e filhos

Uma das coisas boas que a sustentabilidade trouxe para nossa Casa Sem Lixo foram as receitinhas “Lixo Zero” que acabaram sendo incorporadas, pouco a pouco, em nossa rotina. A medida que “as coisas” iam terminando, buscava uma nova solução ou receita mais natural e sustentável.

Conheça um truque para dar fim no chulé
Conheça um truque para dar fim no chulé (Foto: Arquivo Pessoal)

Creio que ainda não compartilhei nenhuma delas por aqui… (Como assim Nicole?! Né?! Também não sei…). Chegou a hora! Com as temperaturas caindo, graças ao outono, os calçados fechados saem dos armários e seguem conosco rua afora. Sendo assim, a primeira receita compartilhada nesta coluna pode ser bastante oportuna.

Ideal para aqueles dias que calçamos o tênis pela manhã e, muitas vezes temos a chance de tirar somente a noite (uuiii!), o Talco para os Pés vem para somar. Antes de mais nada, algumas dicas importantes de como incorporar novos hábitos sustentáveis. Eles certamente são sempre bem-vindos, sem desconsiderar que, num mundo tão consumista como esse que construímos, não há nada mais sustentável do que usarmos tudo o que temos.

Um erro cometido na época, foi jogar fora a embalagem do antigo talco. Ela poderia ter sido reutilizada. Afinal, foi feita especificamente para isso. A gente teve que procurar um nova alternativa. Alguns sugestões: potinhos com tampas vazadas (com vários furinhos pequenos) ou potinhos de molhos como maionese e catchup das antigas lanchonetes, com aquele furinho bicudinho.

Você pode fazer talco em casa
Você pode fazer talco em casa (Foto: Arquivo Pessoal)

Mas, de novo, vale dar uma olhada no que já tem na sua casa, usar a criatividade, antes de sair comprando qualquer coisa. Até pote de queijo ralado pode funcionar… Agora vamos lá:

Ingredientes

  • ½ xícara de maisena (ou polvilho doce, ou araruta)
  • ½ xícara de bicarbonato de sódio
  • 15 a 30 gotas de óleo essencial (aí vai do seu gosto)

Modo de fazer

  • Misture bem todos os ingredientes e pronto!

DICAS DE QUEM JÁ FEZ VÁRIAS VEZES:

  • Você pode diminuir a receita. Faça de acordo com o tamanho do seu potinho.
  • Não use potes tipo saleiros, já tentamos. Mas, os furos são pequenos demais para uma receita tão fininha!
  • Sobre as farinhas e o bicarbonato, gostamos de comprar na loja à granel, direto nos nossos potinhos e, na quantidade desejada. Evitamos plástico e desperdício.
  • Sobre os óleos essências, gostamos de misturar cheirinhos e seus benefícios: Lavanda e  Tea Tree (ou Melaleuca). Este último é super indicado para este fim pelos seus efeitos comprovados de ação bactericida e antifúngica.
  • Mas, de novo! Use o que você tem!
  • Espero que você consiga fazer e curta a receita