Colunistas

Um Natal diferente

A partir dos dois anos, a criança se envolve muito mais com as atrações dessa época do ano


(Foto: arquivo pessoal)

(Foto: arquivo pessoal)

O ano que está se aproximando do fim foi muito marcante aqui em casa. Vimos os dois anos da Donatella desabrocharem a cada semana: como num passe de mágica, marcante dessa fase do desenvolvimento da criança, ela passou a conversar sobre todas as coisas, todo o tempo, ampliando o vocabulário a cada dia – e expressando emoções com muitas palavras, de uma forma bem diferente de quando o bebê ainda não completou o segundo ano de vida.

A época de festas tem sido uma curtição constante. Logo que enfeitamos a casa, a Donatella adorou ver a árvore montada. Aliás, aonde vamos ela se deslumbra com as atrações natalinas, interagindo com os brinquedos e músicas típicas. Até cartinha pro Papai Noel ela já fez, desenhando algumas letras e começando a entender todos os significados que revestem a data. Nessa fase, a criança começa a ser protagonista desses momentos festivos – a curiosidade está mais aguçada do que nunca e elas querem absorver tudo o que se passa ao redor.

Os momentos de troca de cartões e presentes, nas casas de familiares e amigos, são uma curtição à parte. Ela adora dar presentes, tanto quanto recebê-los, e fica genuinamente feliz de oferecer algo para as pessoas. Depois dos dois anos, o grau de envolvimento da criança com as atividades muda bastante, o que torna todas as experiências em família ainda mais intensas.

Nessa época em que a rotina se altera tanto, estamos vivendo momentos de muito compartilhamento, em que cada novidade mexe com as emoções dela – e, consequentemente, com as nossas! Estar presente nesses pequenos momentos do dia a dia é a melhor e mais deliciosa forma de acompanhar de pertinho as transformações dessa fase tão rica da criança.

Aproveite o descanso de fim de ano para curtir junto esses momentos em família.

Um beijo e até a próxima!

Leia também:

Dar colo pode afetar positivamente o DNA do seu bebê, diz pesquisa

Oba, gente nova na área! Portal Primi Stili começa parceria com a Pais&Filhos

Museu da Imaginação: estímulo e alegria para os pequenos 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não