Colunas / Família: fábrica de gente

O vírus viralizou e virou tudo de cabeça pra baixo. E agora?

Lidar com as nossas emoções é a estratégia número 1 para seguir para outras fases da gestão da crise - Getty Images
Getty Images

Publicado em 09/04/2020, às 14h48 - Atualizado às 15h06 por Regina G Politi


Lidar com as nossas emoções é a estratégia número 1 para seguir para outras fases da gestão da crise (Foto: Getty Images)

Primeiramente, é tempo de exterminar o inimigo invisível com todas as medidas necessárias, urgentes e imediatas que se impõe!

Depois, precisamos de tempo para atravessar o “deserto”, não sabemos por quanto tempo é a travessia: 40 dias ou 40 meses; rumo ao novo e desconhecido mundo pós-covid-19, chamado informalmente de mundo “comvida-20″.

Durante o extermínio, temos que nos adaptar rapidamente ao  #stayhome (#fiqueemcasa), #homeoffice, #mundodigital. Ao isolamento social e ao confinamento. Ou seja, ficar “grudado” nas pessoas que habitam conosco e distantes, “afastados”, das pessoas que amamos e são importantes para nós para não estão dentro da nossa casa.

Surgem novas tarefas difíceis e inusitadas, que mudaram compulsoriamente nossas rotinas e todas as relações que temos: parental, conjugal, filial, profissional, social, e até mundial.

Temos, portanto, nesta situação dramática uma sobrecarga de crises que são simultâneas, chamada cientificamente de crise sistêmica, pois vários sistemas humanos estão afetados.

Não somos iguais e isso tem que ser considerado na escolha da estratégia individual para sobreviver (Foto: Getty Images)

Como sobreviver? 

Antes de mais nada, entender tudo o que está acontecendo através de fontes seguras de informação. Muito cuidado com as chamadas fake news, que são tão nocivas quanto o vírus, pois viralizam boatos, opiniões, versões do fato, mas não se preocupam com o fato em si.

Selecione bem, pois essas notícias falsas vão procurar dramatizar ainda mais o que é dramático para te enfraquecer e dominar, seja política ou ideologicamente. São os oportunistas de plantão! E as mídias sociais para eles são uma arma poderosa e penetrante pela capacidade de espalhar mais pânico e terror.

Recentemente li uma pesquisa (e de uma fonte segura) que diz que as fake news têm mais leitores e seguidores do que as notícias dos fatos sem julgamento, com isenção! Então, um alerta: vamos nos policiar e filtrar, seguir veículos com tradição de seriedade e confiabilidade.

Sendo alimentado com informações precisas e relevantes, seu cérebro vai conseguir funcionar melhor, pois estará  menos irracional. Sim, irracional.

Sabe o que acontece em tempos de crise? 

Regredimos como ser humano, pois disparam mecanismos de alerta ao perigo de vida e morte, liberando uma carga emocional que inunda seu racional, ou seja, sua capacidade de pensar!

As emoções ganham da razão de longe. Tem um pensamento que diz “a razão é escrava da emoção”. Então, lidar com as nossas emoções é a estratégia número 1 para seguir para outras fases da gestão da crise.

Para lidar com as própria emoções o autoconhecimento é fundamental, pois cada um pode saber como reagir nestas situações ou algo parecido. E a partir disso buscar os “antídotos”  que funciona.

Não somos iguais, cada um tem sua própria identidade, história de vida, momento do ciclo-vital, e isso tem que ser considerado na escolha da estratégia individual para sobreviver.

Por isso, seguir a receita ou o modelo dos outros nem sempre dá certo! O que funciona para um, não necessariamente funciona para  outro. Somos singulares. Não existe outra pessoa igualzinha a mim, e nem a você!

Na próxima coluna vou falar sobre como lidar com nossas emoções para não sermos “atropelados” pelo medo, ansiedade, angústia, desespero e insegurança. Me aguardem!

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!


Leia também

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

(Foto: reprodução/Instagram)

Família

Lore Improta mostra evolução da barriga e avisa: "Tem mais neném chegando"

Ricardo está sendo procurado - (Foto: Reprodução/PCDF)

Família

Professor estupra criança por 4 anos e foge ao ser descoberto pela mãe do menino

Andreas Richthofen vive isolado - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Vizinhos do irmão de Suzane Von Richthofen contam triste rotina do rapaz: "Precisa de ajuda"

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia se pronuncia sobre atitude polêmica com babá da filha: "Não foi porque não quis"

Alessandra Negrini e o filho - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Alessandra Negrini desabafa sobre relação 'incomum' com o filho: "Não sei onde mora"

Neymar e Bruna Marquezine foram ao aniversário de Anitta em Miami - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Neymar reencontra Bruna Marquezine em festa de Anitta sem Bruna Biancardi: saiba como foi