Publicado em 07/02/2019, às 15h44 por Dr. Rodrigo Rosa Filho
Algumas questões não passam de mitos e outras, que já foram objeto de estudos científicos e foram comprovadas, merecem toda a atenção dos tentantes. Confira!
1. A mulher tem mais problema que o homem para engravidar
MITO
As causas de infertilidade são bem distribuídas entre o casal, sendo que em 30% dos casos o fator é feminino e em 30% é masculino. Em cerca de 30% dos casos os problemas podem ser tanto do homem quanto da mulher. O restante é desconhecido.
2. A mulher tem mais dificuldade em engravidar a partir dos 35 anos
VERDADE
Quanto mais idade a mulher tiver, menos chance ela tem de engravidar, já que os óvulos vão perdendo qualidade com os passar dos anos, além de serem produzidos em menor quantidade. Com o passar da idade, também é maior a chance de aborto e de bebês nascidos com síndromes cromossômicas.
Na fertilização in vitro as chances de engravidar variam de 40% a 60% nas mulheres com até 35 anos. A taxa cai para 25% nas mulheres com 40 anos e para 10% com 42 anos.
3. A alimentação influencia na fertilidade
VERDADE
Uma alimentação adequada e balanceada pode elevar as chances de engravidar em até 40%. O casal deve incluir na dieta frutas frescas, vegetais, peixes, carnes magras, nozes, castanhas, azeite de oliva extravirgem, ovos e, preferencialmente, alimentos orgânicos.
Recomenda-se evitar carne vermelha, carboidratos simples como doces e farináceos, refrigerantes, derivados do leite e alimentos industrializados.
4. Álcool, cigarro, drogas e anabolizantes afetam a produção dos hormônios femininos e masculinos e ocasionam a infertilidade
VERDADE
Essas substâncias agem ativamente no cérebro, que está diretamente ligado às funções reprodutivas sexuais. Elas afetam a produção dos hormônios femininos e masculino levando a infertilidade. Há também alterações diretas nos ovários ou testículos ocasionadas pelo álcool ou cigarro.
5. O homem que fez vasectomia não poderá ter mais filhos
MITO
Hoje em dia é possível realizar a cirurgia de reversão da vasectomia nos homens que desejam ter mais filhos. Outra opção é a fertilização in vitro com a retirada dos espermatozóides diretamente do epidídimo. É preciso levar em conta alguns fatores como o tempo da vasectomia e a idade da mulher. Quanto menor o tempo de realização da vasectomia, maior a taxa de sucesso da cirurgia de reversão. Se, por exemplo, o tempo for maior do que 10 anos, e a mulher tiver mais de 35 anos, a chance de engravidar começa a decair e a fertilização in vitro é indicada.
6. Mulher com ovário policístico também não pode engravidar
MITO
A Síndrome do Ovário Policístico (SOP) é caracterizada por alterações hormonais. Porém, com tratamento adequado, é possível reverter o quadro para mulher voltar a ovular espontaneamente e engravidar. A inseminação artificial também pode ser uma opção nesses casos.
7. O vírus da caxumba pode causar infertilidade
VERDADE
As alterações na fertilidade ocorrem em 50% dos homens que contraem o vírus da caxumba. Os testículos podem atrofiar, reduzir e piorar a qualidade da produção dos espermatozoides. As consequências podem ser desde alguma dificuldade reprodutiva até a total esterilidade.
Ao ser infectado pelo vírus da caxumba recomenda-se fazer um espermograma, exame que analisa a qualidade do sêmen. Se o exame detectar possíveis problemas é preciso procurar ajuda em uma clínica de fertilização assistida para a criopreservação do sêmen.
Leia também:
Fertilização in vitro e gravidez de gêmeos
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Astrid Fontenelle diz que adoção levou ao divórcio: "Não via brilho nos olhos"
Família
Mulher acusada de ter traído o marido descobre que bebê foi trocada na maternidade
Família
Bruna Biancardi veste filha com presente dado por ex de Neymar: "Ficou perfeito"
Família
Viúva de Leandro mostra os 5 filhos reunidos em foto rara: "Não preciso de mais nada"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais