Aprenda a fazer bolo marmorizado com ganache

É mais fácil do que parece!

(Foto: Monta Encanta)
Enquanto o bolo assa você prepara a ganache no microondas (Foto: Monta Encanta)

Pensa num bolo marmorizado fofinho servido com ganache de chocolate e fácil de fazer? Hummm… Para isso, basta misturar os ingredientes em um bowl, depois verter 3/4 da massa na forma untada, no 1/4 da massa restante acrescer chocolate em pó misturar e   colocar sobre a massa branca.  Então levar para assar. Enquanto o bolo assa a gente prepara  o ganache no micro ondas.  Vem  aprender como faz?

INGREDIENTES:

▪3 ovos inteiros

▪1 e ¼  xícara de chá de açúcar

▪1 xícara de chá de leite, 240ml

▪2 colheres de sopa  de azeite (pode ser  manteiga ou óleo também)

▪2 e ½ xícara de chá de farinha de trigo, 300g

▪1 colher de sopa de fermento em pó

▪1 pitada de sal

▪3 colheres de sopa  de chocolate em pó (usei 50%)

▪1 colher de café rasa  de bicarbonato de sódio

COMO FAZER BOLO MARMORIZADO COM GANACHE:

1. Primeiro pré aqueça o forno a 200°Celsius

2. Em seguida unte uma forma redonda com furo no meio  (22×8,5cm )  com manteiga e açúcar. Reserve.

3. Então em um bowl coloque os 3 ovos inteiros e  1 e ¼  xícara de chá de açúcar e misture até ficar  homogêneo. Junte 1 xícara de chá de leite, 240ml, 2 colheres de sopa  de azeite (pode ser  manteiga ou óleo também). Misture mais um pouco até ficar homogêneo. Acrescente  2 e ½ xícara de chá de farinha de trigo, 300g,  1 colher de sopa de fermento em pó e uma pitada de sal. (o sal entra na massa para intensificar os sabores na boca).  Misture delicadamente, de baixo para cima, para não desenvolver muito glúten e garantir uma massa  fofinha, até ficar  homogênea.

4. Coloque ¾ da massa na forma  untada, isso por que o restante da massa acrescentaremos chocolate em pó.  Então,adicione  3 colheres de sopa  de chocolate em pó (usei 50%) e 1 colher de café rasa  de bicarbonato de sódio no ¼ de massa restante. Isso por que, o bicarbonato tem a função de intensificar a cor do chocolate, deixando-o mais escuro. Além de dar uma ‘fofura’ a mais na massa, uma vez que o bicarbonato age como um fermento natural.

5. Misture delicadamente até incorporar. Por fim, coloque  a massa de chocolate sobre a massa branca na forma.

6. Então leve ao forno pré aquecido e nessa hora abaixe a temperatura para 180°Celsius, assim evitamos que o bolo forme “barriga”. Isso porque a ‘barriga’ no bolo, se forma, quando a temperatura do forno está muito alta. Então abaixamos para 180°Celsius e deixamos por 40minutos ou até a massa firmar.

7. Enquanto isso, enquanto o bolo assa aproveitamos para fazer o ganache.

8. Em um bowl pequeno, coloque 100g de chocolate ao leite, leve ao micro ondas por 1 minuto, em potencial alta, até derreter. Então junte o 200g de creme de leite. Misture até incorporar e formar uma calda.

9. Finalmente, faça o teste do palito, espete um palito  seco no centro do bolo, se o mesmo sair seco o bolo está pronto. Retire-o do forno, assim ele não resseca. Também evite corrente de ar na hora de retirar o bolo do forno, porque senão ele murcha.

10. Espere amornar, desenforme e já sirva a seguir com o ganache.

11. Bom Apetite!

12. Certamente, depois de experimentar este bolo marmorizado,  você vai querer acompanhar outras receitas como esta no www.montaencanta.com.br. Então vem com a gente!

Obrigada e até a próxima receita, Rosi Seligra.

(Foto: Monta Encanta)
(Foto: Monta Encanta)

Leia também:

Aprenda a fazer salada de batata com cenoura e ovo cozido

Aprenda a fazer pão low carb na chapa

Aprenda a fazer panqueca de atum