;

Colunistas

Aprenda a fazer Croquete de Galinha crocante por fora e cremoso por dentro

Fácil, rápida e deliciosa

Receita fácil e deliciosa (Foto: Monta Encanta)

Este croquete de galinha esta na família há mais de 50 anos, receita de vó espanhola que faz sucesso por onde passa. Esta receita fica crocante por fora e cremosa por dentro.  O segredo está na massa, uma espécie de molho bechamel em ponto firme, que a gente faz dourando uma cebola grande no azeite, depois juntamos farinha de trigo (fazendo um roux) e por fima agregamos leite integral até o ponto da massa e por fim o peito de frango desfiado . Hum, dá para imaginar?

INGREDIENTES:

▪ 1 filé de peito de frango cozido e desfiado

▪1 cebola grande cortada em cubos pequenos e regulares, brunoise.

▪Sal e pimenta do reino a gosto

▪40 gramas de azeite (3 colheres de sopa)

▪40 gramas de farinha de trigo (5 colheres de sopa ou 1/3 de xícara)

▪200 ml de leite integral gelado ou em temperatura ambiente

▪pitada de noz moscada

▪Sal e pimenta do reino a gosto

Para empanar:

1 ovo

Farinha de rosca

Para fritar:

▪azeite ou óleo o quanto baste

Crocante e gostoso (Foto: Monta Encanta)

COMO FAZER CROQUETE DE GALINHA:

1. Em primeiro lugar cozinhe 1 peito de frango com água e sal. Depois  de cozido desfie a carne e reserve.

2. ROUX: Em uma frigideira grande Coloque 3 colheres de sopa de azeite e 1 cebola grande cortada em cubos, deixe dourar por 2 minutos apenas e em seguida coloque 3 colheres de sopa de farinha de trigo.

3. Deixe a farinha de trigo tostar por 3 a 4 minutos sem parar de mexer. Este passo é importante para que a massa do croquete não fique com sabor de farinha crua.

4. BECHAMEL EM PONTO FIRME: Adicione o leite gelado  (ou em temperatura ambiente, não pode estar quente).  Junte o leite  de uma vez e continue mexendo sem parar de mexer até que a bechamel comece e encorpar.

5. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por 3 a 4 minutos, assim garantimos  que a a farinha de trigo cozinhe  um pouco mais.

6. Junte o frango desfiado e  reservado. Misture bem. Deixe cozinhar por mais 1 minuto.

7. MOLDAR: Então desligue o fogo e coloque a massa em um prato. Tampe com plástico filme. É importante que o plástico esteja bem colado a massa, para que não forme crosta. Leve a geladeira por 1 hora ou ao freezer por 30minutos até gelar.  Com a massa fria fica  mais fácil moldar.

8. Com ajuda de uma colher de sopa pegue uma porção de massa e com as mãos, molde em formato de croquete. Deixe na geladeira até a hora de fritar, coberto com plástico filme.

9. CONGELAMENTO: Para congelar, coloque-os em um saco de congelamento e leve-as ao freezer por até 3 meses.

10. EMPANAR A MODA ESPANHOLA: Quando quiser desfrutar deste delicioso croquete de frango,  descongele e passe cada  croquete, primeiro pela farinha de rosca e depois pelo ovo batido. Isso mesmo o ovo batido é por ultimo, a moda espanhola. Eles crescem quando imersos na gordura e ficam lindos. Experimenta assim e depois você me conta!

11. Depois de passa-los nos ovos batidos, coloque-os  imediatamente em uma frigideira com azeite quente ( ou óleo) . Assim os croquetes absorvem o mínimo de gordura e ficam crocantes por fora e cremosas por dentro.

12. FRITAR: Frite os croquetes de 4 em 4, para não baixar a temperatura  do azeite, assim eles não encharcam e cozinham todos por igual

13. Quando estiverem com uma cor dourada, retire-os e deixe-os ou no papel toalha ou em um escorredor para ficar bem sequinho.

14. Bom Apetite

Certamente você vai querer acompanhar outras receitas como esta lá no www.montaencanta.com.br. Então fica com a gente!