Colunistas

Aprenda a fazer um bolo de cenoura com camadas de chocolate

É simples e fácil!

(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Não tem quem não goste, não tem quem não queira um pedaço de bolo de cenoura em camadas com recheio de brigadeiro.
É bem fácil de fazer, bolinho de liquidificador.  Primeiro batemos os ingredientes líquidos (ovo+ oleo + cenoura) depois misturamos aos ingredientes secos (farinha + açúcar + fermento) e a massa fica pronta. O recheio de brigadeiro tanto pode ser a sua receita de brigadeiro ou  esta de brigadeiro gourmet com chocolate em barra! Aí é cortar a massa em camadas umedecer com leite e montar dentro da própria forma para facilitar. Bora encantar o próximo parabéns?
INGREDIENTES:
Bolo:
150g de cenoura picadas em rodelas  + ou –  1 cenoura grande
2 ovos inteiros pequenos ou 1 grande
1/2 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de açúcar
1 e 1/2  xícara de chá de farinha de trigo
1 colher de sobremesa de fermento em pó
Brigadeiro:
280g de chocolate meio amargo
2 latas de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
2 colheres de sopa de  manteiga
1 pitada de sal
Montagem:
150ml de leite integral para umedecer o bolo
Chocolate granulado para decorar
Modo de preparo
BOLO
FORNO: comece pré aquecendo o forno a 180 graus.
FORMA: unte uma forma redonda de 15cm, com óleo. Corte um círculo, do tamanho do fundo da forma de papel manteiga. Coloque o disco de papel no fundo da forma e unte o papel com óleo. Reserve.
LÍQUIDOS: coloque as cenouras no liquidificador, junto com o óleo e os ovos inteiros. Bata até obter um creme liso e reserve.
SECOS: em um bowl, peneire a farinha de trigo, o açúcar e o fermento.
Ao peneirar os ingredientes secos – como farinha de trigo, açúcar e fermento, aeramos e deixamos a massa mais leve.
LIQUIDOS E SECOS: junte os líquidos e os secos Use um fouet (batedor de arame) e misture delicadamente  até ficar homogêneo. O fouet também ajuda a colocar ar na massa, deixando-a mais fofa. Se você não tiver um,você pode usar o   batedor da sua batedeira.
FORMA: despeje a massa em uma forma redonda e untada com óleo e forrada com papel manteiga.
FORNO: e leve ao forno pré aquecido a 200 graus, abaixe a temperatura do forno para 180 graus e deixe  por 30 minutos. Após 30 minutos faça o teste do palito,  espete no centro do bolo, se sair limpo e seco  está pronto. Se o palito sair sujo, deixe por mais 5 minutos até que o saia limpo e seco.
Espere amornar, desenforme e com uma faca de pão, corte em 3 camadas. Reserve.
BRIGADEIRO:
Em uma panela, fogo mínimo, coloque o  chocolate meio amargo em barra, em pedaços. Junte a manteiga, uma pitada de sal  e espere até  o chocolate começar a derreter. Misture. Acrescente o leite condensado e  misture até ficar homogêneo.  Aumente o fogo para médio. Sempre mexendo, tomando cuidado para não grudar  no fundo da panela.  Mexa por 10 minutos ou até que ele queira ‘desgrudar’,  ‘soltar’ do fundo da panela. Junte o  creme de leite, e deixe ferver novamente  por mais 3 minutos ou até começar a desgrudar do fundo da panela.
Dica: enquanto o brigadeiro está quente ele fica mais  líquido. Após esfriar ele endurece.
MONTAGEM:
Para facilitar a montagem, montamos o bolo dento da forma que a massa foi assada.   Abra o maior saco de congelamento que você tiver, ao meio, assim ele dobra de tamanho  e forre o fundo e laterais da forma com 2 plásticos de congelamento abertos. Afim de que o fundo e laterais da forma fiquem cobertos com o plástico que fica sobrando para fora da forma. Assim  conseguimos desenformar o bolo montado facilmente, puxando pelo plástico que ficou para fora da forma.
PRIMEIRA CAMADA:No fundo da forma  coloque o primeiro disco de massa e umedeça com 1/3  do leite.   Com uma colher molhe  toda a superfície, caprichando nas laterais, onde a massa costuma ser mais ‘seca’. Cubra com 1/3 parte  do brigadeiro.
SEGUNDA CAMADA: sobre brigadeiro  coloque outro  disco de massa. Umedeça a superfície novamente com 1/3 do leite também caprichando nas laterais,  mais ‘seca’.  Cubra com outra terça parte do brigadeiro.
TERCEIRA CAMADA: Umedeça com o leite restante. Reserve 1/3 do brigadeiro para decorar o bolo.  Feche com o plástico excedente e leve a geladeira por 4h ou ao freezer por 2h para gelar e firmar.
Após gelado, vire a forma sobre uma travessa bem bonita, onde será servido.
retire o bolo, retire o plástico.
Para finalizar a montagem, cubra com uma camada fina, toda a superfície  e laterais do bolo com brigadeiro e com ajuda de um saco de confeitar faça rosas de brigadeiro para decorar.
Monta Encanta o Parabéns  e conta para gente o resultado!
Obrigada e até a próxima, Rosi Seligra
Acompanhe outras receitas de bolo de festa no www.montaencanta.com.br
Tempo de Preparo: 2 e ½ horas
Tempo de Forno: 30min
Tempo de Brigadeiro: 15min
Tempo de Geladeira: 4 a 5 horas melhor de um dia para o outro
Rendimento: 8 a 10 pessoas

Leia também:

Aprenda a fazer um delicioso bolo de limão

Cada 100g de escarola tem só 20 calorias! Vem aprender a fazer

É fácil! Aprenda a fazer creme de espinafre

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não