Colunistas

Aprenda a fazer um delicioso empadão de frango

Essa receita é de comer rezando!

(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Este empadão de frango surpreende, a massa amanteigada esfarela na boca a cada mordida, o recheio suculento e repleto de sabor é fácil de fazer, feito na panela de pressão onde o frango é cozido junto e com os temperos. Depois é desfiar com colher de pau ainda na panela e acrescentar cream cheese, azeitonas e cebolinha fresca!
Vale experimentar, a receita é de comer rezando!
INGREDIENTES:
Massa:
3 1/3 xícaras de chá de farinha de trigo, 500g
1 1/2 xícara de chá  de manteiga, 300g
1 gema para pincelar
Recheio:
1 kg de peito frango, cortado ao meio sem pele e sem osso
3 colheres de sopa de vinagre (branco ou tinto)
1 cebola picada em cubos bem pequenos ou ralada, 120g
2 dentes de alho amassados
Sal e pimenta-do-reino moída a gosto
2 colheres sopa de vinagre (branco ou tinto)
3 colheres (sopa) de azeite
3 tomates cortado em cubos sem pele e sem semente
1/2 xícara de chá de água
1 xícara de chá de azeitonas pretas 120g
1 xícara de chá  de cream cheese
1/2 xícara de chá de cebolinha picada a gosto
COMO FAZER O EMPADÃO DE FRANGO: 
1.Massa: Em um bowl grande, misture com a ponta dos dedos, 3 1/3 xícaras de chá de farinha de trigo e 1 ½ xícara de chá de manteiga até ficar uma massa homogênea.
2.Como abrir a massa: Divida a massa em duas porções. Coloque uma porção entre 2 sacos plásticos (ou papel manteiga) e abra com auxílio de um rolo até ficar bem fina. Repita o processo com a outra metade da massa e reserve as duas massas abertas.
3.Lavagem: Coloque 1 kg de peito frango cortado ao meio sem pele e sem osso, 3 colheres de sopa de vinagre e deixe por 5 minutos. Depois, lave o peito de frango em água corrente, escorra toda a água e coloque o peito de frango em um bowl médio.
4. Tempero da marinada: Adicione 1 cebola cortada em cubos ou ralada fino, 2 dentes de alho amassados, sal e pimenta-do-reino moída a gosto e 2 colheres de sopa de vinagre. Misture bem e deixe marinando por 30 minutos.
5. Pressão: Em uma  panela de pressão em fogo médio, aqueça 3 colheres de sopa de azeite, coloque o peito de frango temperado  e doure  por 2 minutos de cada lado. Acrescente o caldo da marinada os 3 tomate italiano cortado em cubos sem pele e sem semente, mexa misturando e despeje 1/2 xícara de chá de água. Tampe a panela e após pegar pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 15 minutos. Apague o fogo, espere a pressão sair e abra a tampa.
6. Recheio: Com o fogo desligado, desfie o frango com uma colher de pau, ainda na panela, junte ½ xícara de chá  de azeitona preta sem caroço, 1 xícara de chá de cream cheese e 1/2 xícara de cebolinha picada, misture bem, deixe esfriar e reserve.
7. Montagem: Forre o fundo e as laterais de um refratário retangular 30x18cm, com uma porção de massa, recheie e cubra com a outra massa, aperte as bordas, retire os excessos de massa com uma faca. Com os excessos da borda decore como preferir e pincele 1 gema.
8. Forno: Leve ao forno preaquecido a 180°C por 45 minutos ou até dourar. Retire do forno, deixe amornar e sirva.
Veja outras receitas como esta no www.montaencanta.com.br
Obrigada e até a próxima receita Rosi Seligra

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não