Colunistas

Aprenda a fazer uma sopa de carne com legumes e espinafre bem nutritiva

Uma refeição completa e saudável!

(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Sopa é uma refeição completa bem nutritiva e saudável. Receita de uma panela só, leva tempo é verdade, uma vez que é preciso cozinhar o caldo por 40 minutos. Mas é ele o responsável pelo sucesso ou desastre de uma sopa. Se for gostoso, bingo! Por isso, demanda tempo. Apesar da demora, é fácil de fazer e compensa muito, eu garanto!
O legal é que você pode variar o tipo de carne, escolher os legumes de sua preferência e ainda optar se prefere com arroz ou macarrão. Bem eclética!
INGREDIENTES
850g de carne de panela em cubos (usei músculo — a parte com mais colágeno)
1 fio de azeite
1 cebola cortada em cubos pequenos
1 cenoura ralada
2 tomates sem pele e sem sementes cortado em cubos
Sal e pimenta do reino a gosto
1 cenoura em cubos pequenos
1/2 chuchu médio em cubos
3 mandioquinhas (batata baroa) médias em cubos
2 batatas médias em cubos
1 maço de espinafre só as folhas
1/4 de xícara de chá de arroz ou 200g de macarrão para sopa
Fio de azeite e gotinhas de vinagre na hora de servir
(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

COMO FAZER SOPA DE CARNE COM LEGUMES E ESPINAFRE
CARNE:
Direto na panela de pressão, coloque 1 fio de azeite e em fogo médio/alto e acrescente a carne em cubos. Deixe até que a carne doure e forme uma crosta marrom, mais ou menos 7 minutos de cada lado. Doure a carne por todos os lados.  Tampe parcialmente a panela (sem  encaixar,  apenas sobreponha a tampa) e espere que o vapor ajude a cozinhar a carne. O resultado é um assado de panela que vai dar um gosto incrível ao caldo desta sopa.
Com a carne de todos  os lados cozida e dourada, acrescente 1 cebola média picada em cubos pequenos e 1 cenoura média ralada.
Tempere com sal e pimenta do reino,  mexa, refogue por um minutinho e então junte 2 tomates picados sem pele e sem sementes. Misture e deixe refogar por 1 minuto.
CALDO:
Acrescente água fervente até onde a válvula da sua panela permitir.  Tampe e deixe cozinhar por 40 minutos.
LEGUMES:
Enquanto o caldo cozinha aproveite para preparar os legumes. Corte em cubos pequenos 1 cenoura média, 3 mandioquinhas(batata baroa) e 1/2 chuchu. Como os legumes tem cozimentos diferentes, cortamos os cubos em tamanhos diferentes. A cenoura leva mais tempo então os cubos são pequeninos, depois vem a batata, com os cubos pequenos mas um pouco maiores que o da cenoura. O chuchu em cubos um pouco maiores que a batata, já que ele cozinha mais rápido que os dois primeiros.  E finalmente a  mandioquinha que por ser a mais macia de todas tem os cubos maiores. Reserve os cubos em um bowl coberto com água para não escurecer.
ESPINAFRE:
Separe as folhas de espinafre do maço, lave e reserve.
SOPA:
Após 40min  de cozimento da carne, espere a pressão da panela sair, destampe. Descarte a água dos legumes e coloque-os na panela com 1/4 de xícara de arroz. Acerte o sal. Deixe cozinhar por 15 minutos ou até os legumes e o arroz estiverem cozidos.
MACARRÃO:
Se optar por macarrão, coloque o macarrão nos 5 minutos finais.
ESPINAFRE:
Nos 2 minutos finais coloque as folhas de espinafre. Deixe cozinhar.
NA HORA DE SERVIR:
Sirva a seguir. Já no prato tempere  com fio de azeite e gotinhas vinagre.
Leia também: