Colunistas

Aprenda a receita do pão de Petrópolis

A maciez e o gosto meio adocicado fazem a diferença no sabor!

(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Pão Petrópolis, é um pão de forma macio, levemente adocicado, delicado, com uma casquinha deliciosa. Depois de pronto você pode fatiar tostar na frigideira com manteiga e servir com mel ou geleia ou, até mesmo, simplesmente untar com manteiga. Além de gostoso, o pão Petrópolis é bastante famoso. Trata-se de um clássico servido na famosa Confeitaria Colombo, no Rio de Janeiro, onde é servida a torrada Petrópolis, feita de fatias grossas e generosas desse pão com uma boa farta camada de manteiga e leva-se à chapa para dourar– uma tentação! A maciez e o gosto meio adocicado do pão Petrópolis fazem a diferença.
INGREDIENTES:
massa:
1/4 de xícara de açúcar
2 ¾ de xícara de farinha de trigo
1 colher de sopa do fermento isntantâneo seco para pão
1 pitada de sal
1 colher de sopa cheia de manteiga sem sal em temperatura ambiente (ponto pomada)
3/4 de xícara de chá de leite
1 ovo grande
para pincelar: 
1 gema misturada com 1 colher de chá de café pronto para pincelar
COMO FAZER PÃO PETRÓPOLIS: 
Em um bowl grande, coloque a manteiga, o leite, o ovo levemente batido. Junte o açúcar, o fermento seco e vá adicionando a farinha aos poucos.
Misture primeiro com uma colher até incorporar a farinha. Depois ainda no próprio bowl  (ou despeje a massa na bancada enfarinhada). Sove até a massa ficar macia lisa e homogênea, polvilhando um pouco de farinha de trigo se necessário para desgrudar a massa das mãos.
Esse processo de sova leva 10minutos mais ou menos e faz a diferença, então mãos a obra!
Deixe a massa descansar tampada com pano de cozinha limpo, em um local escuro e sem corrente de ar, por 1 hora ou até dobrar de tamanho.
Modele o pão com delicadeza para não interferir na fermentação e coloque-o em uma  forma retangular de pão (25x10x6cm de altura) untada com óleo  e  farinha de trigo. Pincele a superfície com a gema e deixe crescer novamente por mais 30minutos.
Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por cerca de 30 minutos ou até dourar.  Desenforme espere amornar, corte-o em fatias e sirva a seguir com manteiga!
Bom Apetite!
(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Leia também:

Aprenda a fazer cebola caramelizada

Aprenda a fazer bolo de limão sem fermento

Aprenda a deixar o bolo de chocolate fofinho