Colunistas

Bolo de Natal

Que tal inovar na ceia deste ano?

(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Os doces são o ponto alto da mesa de Natal em qualquer canto do mundo. Por isso, preparamos este Bolo de Natal para você  surpreender e arrasar.
Receita fácil, a gente bate na mão, sem bagunça na cozinha.  Com ingredientes simples que a gente tem em casa e com uma apresentação linda, bem natalina.  Textura fofa e o sabor de arrasar,  lembra panetone.  Surpreende!
Aromático que nem ele só, deixa a casa inteira perfumada!
Feito com açúcar mascavo que que lhe confere a cor mais escura, raspas de limão e laranja, noz moscada e uvas passas.  Bora cozinhar?
INGREDIENTES PARA FAZER O BOLO DE NATAL:
2 ovos inteiros
1 xícara de chá de açúcar mascavo ou demerara
1/2 copo de iogurte, 85g
1/4de xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de  farinha de trigo
1 colher de sopa rasa de fermento em pó
raspas de um limão Tahiti
raspas de uma laranja
1 colher de café rasa de noz moscada
1 pitada de sal
1/2 xícara de uva passa preta
1/2 xícara de uva passa branca
COMO FAZER BOLO DE NATAL:
Pré aqueça o forno a 190°Celsius.
FORMA: Unte com óleo e farinha de trigo uma forma de bolo inglês 23x12cm. Reserve.
COBERTURA:  Em um bowl pequeno coloque 1 xícara de açúcar de confeiteiro com 1 colher de sopa de leite. Misture e se necessário for acrescente mais algumas gotinhas de leite até obter uma pastinha branca e lisa.  Reserve.
RASPAS LIMÃO E LARANJA: Cuidado para não ralar a parte branca da fruta. A parte branca da casca logo abaixo da colorida tem sabor muito amargo e não deve ser utilizada. É ela a responsável pelos desastres na receitas que levam raspas de fruta,  pois amarga o bolo. Já  a parte colorida é a que contém os óleos essenciais e é ela que devemos raspar.
UVA PASSA: Em um outro bowl pequenino coloque 1/2 xícara de chá de uva passa preta, 1/2 xícara de chá de uva passa branca. Hidrate com 1 colher de sopa de uísque e 1 colher de sopa de essência de baunilha.Deixe hidratar por 10min,  enquanto você prepara a massa do bolo. Depois acrescente 2 colheres de sopa de farinha de trigo. Misture. Essa camadinha de farinha ao redor da uva passa garante  que ela não afunde, indo parar no fundo da forma.  Com isso, os pedaços, mesmo os mais pesados, não ficarão colados uns aos outros, nem mesmo irão  afundar na massa.Reserve.
MASSA:Em um bowl, coloque os 2 ovos inteiros e 1 xícara de chá de açúcar mascavo ou demerara. Com ajuda de  um fouet bata por 1 a 2 minutos até obter um creme fofo. Essa aeração dos ovos garante um bolo bem fofinho. Então capricha nessa hora! também dá para usar uma batedeira de mão!
Em seguida junte 1/2 copo de iogurte, 85g 1/4 de xícara de chá de óleo. Bata por 30seg.
Junte 1 xícara de chá de farinha de trigo e 1 colher de fermento em pó misture delicadamente para não desenvolver glúten na massa.
Em seguida coloque as uvas passas besuntas com farinha de trigo e misture com a colher com delicadeza.
FORNO: Leve a massa a forma inglês untada de  23x12cm e ao forno por 40 minutos ou até ao espetar o palito no centro o mesmo saia limpo e seco.
Espere o bolo amornar, desenforme e com o bolo ainda quente, finalize com a cobertura de açúcar.
DECORAÇÃO: Decore com cerejas ao marrasquino e uvas passas. Não esqueça de secar as cerejas no papel toalha antes de decorar.
Coloque a massa na forma untada.
COMO ASSAR: Leve ao forno pré aquecido a 190 Celsius,  abaixe a temperatura do forno para 180graus Celsius e deixe  por 35min ou até espetar o palito no centro do bolo, o mesmo saia limpo e seco.
Bom Natal e até a próxima semana com uma nova receita, Rosi Seligra.
Acompanhe outras receitas no www.montaencanta.com.br
Tempo de Preparo: 20min
Tempo de forno 35min
Rendimento: 8 a 10 porções
(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Leia também:

Bolo fofíssimo de baunilha com casquinha de açúcar e canela

Tarte de doce de leite: combinação perfeita de sabores

Picanha ao forno com batatas assadas é sempre uma boa opção! 

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não