Colunistas

Como fazer carne louca para sanduíches

Como lanche da tarde ou para a festa de aniversário do seu filho, uma ótima pedida!

(Foto: monta encanta)

(Foto: monta encanta)

Com essa receita ela fica molhadinha e muito saborosa. Seu cozimento não leva água, apenas os sucos da própria carne com os temperos.

Boa pedida para  rechear o pão francês do lanche, os mini pãezinhos da  festa, servir sobre uma polenta ou arroz branco ou ainda como recheio do escondidinho.
De qualquer forma, será um sucesso!
Ingredientes:
•1 kilo de lagarto
•1 kilo de tomate
•3 cebolas  grandes
•2 folhas de louro
•4 colheres de azeite de oliva
•alho picado a gosto, usei 4 dentes.
•1 colher de chá rasa de sete pimentas ou pimenta jamaicana ou pimenta síria
•pimenta do reino a gosto
•sal a gosto
Como fazer:
Leve os tomates  inteiros ao micro onda por 15 minutos e depois de amolecidos processe-os no mixer;
Pique a carne em cubos;
Corte as 3 cebolas em meia lua, corte julienne;
Tempere a carne com sal e pimenta do reino;
Em uma panela de pressão, fogo alto, coloque as 2 colheres de sopa de azeite, espere a panela  aquecer, então acrescente a carne picada em cubos e já temperada;
Sem ficar mexendo a  carne, coloque os 4 dentes de alho amassados ou picados, deixe dourar por apenas 1 minuto e logo acrescente uma cebola, reserve as outras 2;
Coloque 1 colher de chá rasa das ‘Sete Pimentas’, com duas folhas de louro, sal a gosto,  mexa ligeiramente e tampe a panela de pressão.
Não é necessário colocar água, apenas após apitar,  abaixe o fogo para mínimo do mínimo, sabe quando você gira a chama no sentido contrário, como se quisesse desligar?  E assim reduz a chama ao mínimo, sem desligá-la.  Como o fogo bem baixinho, deixe cozinhar por meia hora.
Enquanto a carne cozinha, prepare o molho:
Em uma panela, coloque as outras 2 colheres de azeite,  2 cebolas picadas e os tomates processados e deixe cozinhar por 3 minutos.  Reserve.
Dica: Não é preciso refogar muito a cebola antes de acrescentar a base de pomodoro. Uma leve ‘suada’ por cerca de 1 minuto, é suficiente.
Este molho ainda irá  cozinhar junto com a carne e é importante que a cebola fique ‘firme’ e não se desmanche. O tempo de cozimento da carne na panela de pressão de 30 minutos é relativo, varia de panela para panela e de fogão para fogão.
É importante que você, com 20 minutos de cozimento, abra a panela e se certifique de que a carne não esteja queimando, uma vez que não acrescentamos caldo, é bom ficar mais atento.
Em geral, após 30 minutos de cozimento, ao abrir a panela  ela está repleta de caldo e  tocar ela se ‘desmancha’ como que se quisesse se desfiar sozinha. Está no ponto.
Se a carne ainda estiver firme, tampe a panela e em  fogo baixo até apitar e baixíssimo após apitar deixe cozinhar por mais 10-15 minutos ou até que ela esteja bem  macia.
Pós cozida, separe os pedaços do caldo que se formou
Com ajuda de uma peneira, coe o caldo  e junte-o ao molho de tomate com as cebolas. Fogo alto,  deixe apurando.
Enquanto apura, desfie a carne, com as mãos ou com ajuda de um garfo.
Acrescente-a ao molho que está  apurando
E deixe cozinhar em fogo alto até reduzir até o  ponto do seu gosto de carne louca.
Experimente o sal, e se necessário for acrescente mais um pouco, se o sabor das pimentas para o seu gosto estiver muito fraco, acrescente mais uma pitadinha, mas vá aos poucos, as  7 pimentas tem gosto forte e exagerado pode estragar o molho!
(Foto: monta encanta)

(Foto: monta encanta)

Faça essa receita no próximo encontro familiar e  depois me conta, hein!?
Obrigada e uma linda semana para você,
Rosi Seligra
Acompanhe outras receitas como esta lá no www.montaencanta.com.br
Leia também:

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não