
É divino! Cremoso, com grãos al dente, leva fundo de legumes, tomate italiano, cubos de queijo fresco e folhas de manjericão quando com o está risoto pronto.
Tricolor como a Itália e fresco como o Brasil. Combinação mais que perfeita! E é rapidinho de fazer. Vale a pena! Vamos cozinhar?
Ingredientes:
1 cebola média cortada em cubos pequenos
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
1 xícara de arroz arbóreo
1/2 cenoura ralada ralo fino
100ml de vinho branco seco, ou saque, ou cerveja
3 xícaras de chá de caldo de legumes caseiro ou 1 tablete de legumes
250g de queijo fresco em cubos pequenos
1/3 de xícara de chá de folhas de manjericão inteiras
3 tomates italianos cortado em cubos sem as sementes
Sal e pimenta do reino a gosto
Como fazer:
Corte 1 cebola em cubos pequenos e regulares. Rale 1/2 cenoura no ralo fino do ralador, cerca de 1/2 xícara de chá.
Corte 3 de tomates italiano com pele e sem semente em cubos pequenos, se preferir retire a pele.
Corte em cubos pequenos 250g de queijo minas fresco. Reserve
Comece colocando 3 xícaras de chá de caldo de legumes para ferver.
Em uma panela de fundo grosso, em fogo médio, coloque uma colher de sopa de manteiga, reserve a outra colher de manteiga para o final do preparo. Coloque junto com a manteiga o azeite e refogue a cebola por 1 a 2 minutos, até que ela fique translúcida.
Acrescente 1/2 xícara de cenoura ralada, misture e deixe por mais 1 minuto. Junte 1 xícara de arroz arbóreo e deixe até que os grãos estejam envoltos na gordura, cerca de 2 minutos.
Junte 100ml de vinho branco e seco. Mexa, misturando e deixe até a bebida evaporar por completo e o arroz secar novamente.
Então coloque as 3 xícaras de água, aos poucos, a medida que o arroz for secando.
Coloque cerca de 1/2 xícara de caldo por vez, para que o arroz, embora sempre úmido não fique imerso no líquido. Mexa com a colher do centro da panela para fora. Regule a chama do fogo para que o risoto borbulhe lentamente. Esta técnica garante uma textura cremosa e um risoto perfeitamente cozido.
Após 12 a 15 minutos, após colocar a primeira xícara de caldo, o grão deverá estar ‘al dente’, cozido porém ainda oferecendo resistência ao dente. Experimente o sal e tempere com sal a gosto e pimenta do reino moída na hora.
Desligue o fogo e com ele desligado junte a outra colher de sopa de manteiga, os tomates picados, queijo fresco em cubos e folhas de manjericão inteiras e frescas. Reserve algumas folhas para decorar o prato. Misture delicadamente e é só servir.
Bom Apetite!
Obrigada um beijo e até a próxima receita, Rosi Seligra
Leia também: