Colunistas

Vem aprender a fazer um pão caseiro de azeite

Depois de pronto, dura até três dias, isso se sobrar alguma coisa!

(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Este pão de azeite é bem fácil de fazer. Você não precisa ficar sovando muito tempo a massa (trabalhando ela), é só juntar tudo em um bowl sovar um pouco até o formato de uma bola, até quando a massa ficar lisa e pronto em 3 minutos! E o melhor, fica delicioso! Cascudo por fora e macio por dentro, com o gostinho de azeite no fundo… dos deuses! Perfeito com uma manteiguinha!
Depois de pronto, dura até três dias, isso se sobrar alguma coisa. Para durar este tempo, é preciso deixar esfriar antes de colocar dentro de um saco plástico (pode ser tipo zip) bem fechadinho.
Vamos pra receita? Dá pra fazer ainda hoje, hein? Muito fácil!
INGREDIENTES:
massa:
3 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de  açúcar
1 colher de café de sal
250 ml de leite morno
1 ovo inteiro
1/2 de xícara  de chá de azeite
1 pacote de fermento biológico seco (10 gramas)
para pincelar:
1 gema
1 colher de café forte
COMO FAZER PÃO DE AZEITE:
Aqueça 250ml de leite no micro ondas, em potência máxima por 30 segundos. Até o leite ficar morno. Se o leite estiver muito quente o fermento pode morrer. Já se ele estiver muito frio ele não vai ‘acordar’ e o pão não vai crescer.
MÃO:Em um bowl grande, coloque 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar e  1 colher de café de sal. Abra um buraco no centro e coloque 1 ovo inteiro, 250ml de leite morno,  1/2 xícara de chá de azeite e o fermento biológico seco. Misture, primeiro com uma colher, quando a massa começar a ficar pesada, continue com as mãos até ficar homogêneo. Continue sovando  por mais 3 a 4  minutos ou até a massa ficar lisa.
BATEDEIRA: Direto no bowl da batedeira, coloque 3 xícaras de chá de farinha de trigo, 1 colher de sopa de açúcar e  1 colher de café de sal. Abra um buraco no centro e coloque 1 ovo inteiro, 250ml de leite morno,  1/2 xícara de chá de azeite e o fermento biológico seco. Bata, primeiro em velocidade baixa, até a farinha misturar. Depois aumente a velocidade e bata por mais  3 a 4 minutos ou até a massa ficar lisa.
DESCANSO: Tampe com um pano e deixe num local escuro e quente, sem corrente de ar, até dobrar de volume – aproximadamente 30 minutos. Isso por que as leveduras do fermento gostam e trabalham melhor no escuro. O forno desligado ou dentro do armário são bons lugares para deixar a massa descansar e crescer.
Depois que a massa dobrar de tamanho, transfira-a para a forma untada com azeite e fubá ou farinha de trigo.  Manipule com cuidado, para não atrapalhar a fermentação. Pincele uma gema mistura com 1 colher de café coado forte (o café dá um tom dourado mais bonito ao pão depois de assado).
Leve ao  forno pré aquecido por 10 minutos a 200 graus, por 30 minutos  ou assar e dourar.
Na dúvida, faça o teste do palito. Espete um palito no centro do pão, se o mesmo sair seco e limpo o pão estará pronto, se ainda sair úmido,  deixe por mais 5 minutos e vá assim de 5 em 5minutos  até que o palito saia seco e limpo.
Tire da forma ainda morno senão ele fica úmido e bom apetite!
MÁQUINA DE PÃO: Coloque todos os ingredientes no cesto da máquina de pão. Ligue na função pão rápido e bom apetite!
Mais receitas você encontra no site www.montaencanta.com.br
(Foto: Monta Encanta)

(Foto: Monta Encanta)

Leia também:

Receita muito fácil de creme de espinafre

Se joga! Receita de pavê de paçoca

Aprenda a fazer um arroz doce bem cremoso

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não