Colunas / Vida de equilibrista

Muitas perspectivas de tempo e bem estar

Imagem Muitas perspectivas de tempo e bem estar

Publicado em 21/08/2014, às 21h00 por Cecilia Troiano


Vejo o quanto a conciliação das mil demandas que pais e mães têm nos levam a estar sempre em débito com o tempo. Não me lembro de ninguém me falar “estou com tempo de sobra!”, alguém conhece alguém com tal privilégio? Outra certeza é a de que essas mesmas pessoas que tem um tempo tão escasso desejam intensamente o bem estar dos seus filhos, físico e mental. Também não conheço nenhum pai ou mãe são da cabeça que pense diferente disso. A coisa começa a ficar incerta quando pensamos em como equacionar essas duas certezas: como ter a medida certa e possível do tempo para garantir o tão desejado bem estar dos filhos?

Engana-se quem pensa que vou dar respostas. Aliás, creio que não há uma única resposta, nem um único caminho. Pais são diferentes e filhos idem. Cada família tem um arranjo, uma demanda, uma carência, um tempo, um projeto de bem estar e sonhos próprios. Não existe algo do tipo “one size fits all”, como bem dizem os americanos para se referir a uma única coisa que sirva para todos os tipos de pessoas. Se não há um padrão, significa que não há um único modelo para o manejo do tempo e a busca do desejado bem estar dos filhos.

Nem por isso quero dizer que qualquer coisa serve, de maneira alguma! Muito pelo contrário, o manejo do tempo de cada família precisa ser um negócio pensado, discutido, amadurecido. Já que o tempo é finito, é preciso planejar onde e como devemos alocar as poucas horas disponíveis para os filhos. E nunca se esquecer que, quando as famílias têm pai e mãe, o dia tem 48 horas, certo? 24 horas de cada pessoa. Poucos fazem essa conta e na maior parte das vezes um dos dois pais é sobrecarregado, em geral a mãe. Isso foi comprovado em estudo do IPEA (Instituto de Pesquisas Aplicadas) divulgado no ano passado, onde eles demonstram que as mulheres, mesmo as que trabalham fora, gastam 10 horas semanais a mais do que os homens em tarefas domésticas. O que é pior e inexplicável é que nas famílias com 5 filhos ou mais a diferença entre horas dedicadas à casa entre mulheres e homens cresce, atingindo 23 horas! Mais filhos significa mais trabalho para as mães e não uma maior colaboração de ambos nessa empreitada. Realmente, com esse arranjo não há tempo que chegue e as 24 horas das mães se vão rapidamente, além dela ficar exausta.

Também a ideia de bem estar dos filhos é algo para ser debatido intensamente entre o casal porque aqui também não há um gabarito para essa aferição da medida precisa de bem estar. Cada família vê de um jeito, define e valoriza prioridades, cria sua própria leitura do que é o bem estar dos filhos. Para uma família, bem estar é ir bem na escola. Para outra, é ele estar com um sorriso no rosto, brincando com amigos e disposto. Para outros, é controlar o xixi, dormir bem e comer de forma adequada. Outros têm tudo isso e ainda sentem que não chegaram ao patamar de bem estar que desejam.

Tudo é uma questão de perspectiva, por isso não temos como nos apegar a fórmulas, gabaritos ou tabelinhas de bem estar e quantidade de tempo ideal. Maneje o tempo da forma que parece mais adequada e crie o bem estar desejado e possível para sua família. Siga sua intuição, converse com a família, defina suas prioridades e boa sorte!


Palavras-chave

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Os nomes japoneses femininos são lindos, fortes e possuem significados encantadores - Getty Images

Bebês

Nomes japoneses femininos: 304 opções lindas para você conhecer