Boa Notícia

Boa notícia! Pacientes com Alzheimer apresentam melhoras após terapia com bonecas

Eles estão melhorando o humor e aumentando a autoestima

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

Alzheimer

Foto: Istock

Pacientes com Alzheimer, que vivem em casas de repouso nos Estados Unidos, estão apresentando melhoras após a adoção de uma terapia com bonecas. Batizada de “Terapia de Bonecas”, a técnica consiste em dar bonecas para os idosos cuidarem, o que está melhorando o humor, aumentando a autoestima e até reduzindo a necessidade de medicamentos para ansiedade dos pacientes, que, muitas vezes, lembram-se de quando cuidavam dos próprios filhos.

“Entre as várias formas de terapia recreativa, que nossos cuidadores oferecem, descobrimos que a “Terapia de Bonecas” é uma das mais simples e mais terapêuticas. É também uma das mais bem sucedidas, pois dá aos nossos pacientes um propósito”, explica a diretora-executiva de uma das casas participantes, Terra Brown, conforme publicado pelo site Good News Network.

Como surgiu?

O projeto “Terapia de Bonecas” surgiu após uma mulher, Sandy Cambrom, perder a sogra para a doença de Alzheimer, em 2008. Em entrevista à revista People, Sandy disse que a sogra apresentava melhoras quando estava com o brinquedo. Assim, desde que ela se foi, ela e o marido, Wayne, entregam bonecas e filhotes de pelúcia para pacientes com Alzheimer em casas de repouso. “Observá-los abraçar as bonecas e dizer ‘obrigado, obrigado’, me traz muita alegria”, diz Sandy.

Leia também:

Xô, Alzheimer! Prótese consegue restaurar a memória de humanos com sucesso

A saúde de nossos filhos

Saiba quais são os avanços da medicina para cuidar da geração centenária

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não