Boa Notícia

Esse menino fez um pedido à ONU que qualquer brasileiro gostaria de ter feito

Ele tem apenas 8 anos e foi até Nova York

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

joaopaulo1

(Foto: Divulgação)

Olha que história: um menino brasileiro, de apenas 8 anos, foi até Nova York para pedir que o português se torne uma língua oficial para a ONU. João Paulo Guerra Barrera já tem dois livros publicados e dá palestras por todo o Brasil (detalhe) em inglês e português. Além disso, ele também já ganhou um prêmio da Nasa por ter escrito uma história que se passava em uma estação espacial.

Este mês, João entregou à secretária geral da ONU para a Juventude uma carta pedindo a inclusão do português entre as línguas oficiais das Nações Unidas. “Falei sobre ciências, tecnologia, inovação, sobre proteger o planeta, reciclar as coisas e ensinar o que sabemos, ter respeito pelas pessoas e ser feliz”, ele explicou depois da visita.

joaopaulo2

(Foto: Diuvlgação)

Atualmente, a ONU possui 6 línguas oficiais: árabe, chinês, espanhol, francês, inglês e russo. A proposta de João é que o português entre para essa lista, como ele explica na carta.

“A Agenda 2030 tem 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que são claramente evidenciados pelas ideais e atitudes do João Paulo”, afirmou Jayathma, segundo comunicado da equipe de João. A secretária prometeu encaminhar a carta a Guterres. “Mesmo com 8 anos João Paulo consegue transmitir de maneira simples e lúdica que esses objetivos são possíveis para os jovens do Brasil e do mundo”, continuou ela. Neste ano João Paulo participa mais uma vez da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, que acontece em agosto.

Leia também

EUA vão contra medida da ONU que apoia a amamentação. Entenda porque isso é um absurdo

Boa Notícia: ONU nomeia Malala como mensageira da paz

Proibido ficar parado! ONU premia iniciativas ligadas à prática de exercícios