Família

Menina, que emocionou a mãe com o rendimento escolar em 2018, é destaque novamente na escola

Reprodução
Reprodução

Publicado em 25/10/2019, às 16h51 - Atualizado em 30/01/2020, às 19h18 por Adriana Cury, Diretora Geral | Mãe de Alice


Em 2018, um caso mais que especial viralizou na internet. Era uma mãe chorando, super emocionada, porque sua filha foi classificada como aluna destaque de toda a escola. Os internautas se derreteram com a imagem e com toda a história por trás.

Hoje, em 2019, Eloáde Oliveira Rosa, de 13 anos, ganhou mais uma vez o certificado de aluna destaque da estadual Doutor Fernando Amos Siriani, em Bragança Paulista, São Paulo. A foto foi postada nesta quarta-feira (24) e a estudante foi homenageada pela mãe e pelo irmão na cerimônia.

No ano passado, a aluna tinha sido elogiada pelos professores por ser uma “aluna completa“. Tudo isso porque Eloá apresentava muitas dificuldades nas matérias, mas com muita dedicação e esforça conseguiu recuperar as notas e ser uma aluna exemplar.

“Nós professoresnem imaginamos como que para os alunos esse reconhecimento é importante, mas isso também emociona a gente. Eloá é uma ótima menina”, concluiu Tatiana, professora de português, sobre a estudante que está na oitava série.

Relembre o caso 

Um imagem bombou nas redes sociais, sendo compartilhada pelo menos 120 mil vezes no Facebook, Twitter e Instagram. Nela, dona Maria das Graças aparece chorando ao lado da filha Eloá. A emoção era pela homenagem que a filha, de 12 anos, recebeu pelo excelente exemplo na escola.

A foto gerou comoção de milhares de pais e mães que entenderam completamente o que dona Maria estava sentindo. A publicação original, feita pela escola pública onde Eloá estudo, foram mais de 70 mil curtidas. Mas para contar a história de vida das duas, a BBC Brasil procurou a família e conversou com a mãe e descobriu que as duas estavam tentando seguir em frente após o falecimento do pai.

A história por trás da foto

Dona Maria das Graças se preparou para participar de um evento da Escola Estadual Doutor Fernando Amos Siriani, em Bragança Paulista, São Paulo: um sarau para pais e alunos. O evento entregaria certificados em reconhecimento ao desempenho dos alunos que tiveram destaque durante todo o ano.

Eloá de Oliveira Rosa foi uma das homenageadas pela escola e convidada a receber o certificado de melhor aluna. Segundo a BBC Brasil, a criança está no sétimo ano, sexta-série, do ensino fundamental e não esperava pelo prêmio foi tudo uma surpresa! “Eu não esperava, porque no primeiro bimestre tive um desempenho mais ou menos na escola. Mas depois me dediquei mais aos estudos e melhorei”, disse em entrevista à BBC News Brasil.

Maria e Eloá
A publicação foi compartilhada na internet pelo menos 120 mil vezes (Foto: reprodução / Facebook)

Os professores contaram que a menina sempre foi dedicada aos estudos. “No ano passado, ela tinha bastante dificuldade com a Língua Portuguesa, mas, com o tempo, foi se esforçando e melhorando”, disse a professora de Língua Portuguesa Tatiana de Lima, responsável pela organização do sarau.

Dona Maria das Graças comentou que desde o início do evento já estava emocionada. Porém, quando ouviu o nome da filha ser chamado para receber o prêmio de um dos destaques do ano não conseguiu segurar o choro. A mãe de Eloá foi convidada a tirar uma foto com a menina e então a mulher começou a chorar ainda mais. “No início, ela tentou se esconder da foto, com vergonha por estar chorando, porque a emoção foi muito grande. Então, a acalmei e disse que era um momento importante, que elas estavam lindas e então ela deixou que eu a fotografasse”, comentou a coordenadora da escola, Cecília Fontaneta.

A mãe de Eloá disse ter estudado apenas até a sétima série do ensino fundamental, porque precisou trabalhar. Mas, comentou que sempre incentivou os estudos da filha e queria muito que ela fosse uma boa aluna. Ver a menina ganhar um reconhecimento desses da escola foi a certeza de que ela havia seguido os conselhos de Maria. “Fiquei muito contente em ver como a minha filha é inteligente e o esforço dela na escola”, disse.

Maria das Graças também revelou à BBC que ficou mais emocionada ao lembrar do marido, que faleceu no dia 25 de agosto deste ano, por causa de um infarto. O pai, que tinha 54 anos, era o maior incentivador dos estudos de Eloá, segundo a mãe. “Meu marido sempre dizia sobre a importância da escola e queria que todos os filhos terminassem os estudos, como ele”, disse Maria, enquanto segurava o choro.

De acordo com Maria, o marido ficaria muito feliz se estivesse presente durante a homenagem para a filha. “Senti muito por ele não estar comigo naquele momento. Isso me emocionou“, completou. Eloá comentou que encarou o choro da mãe como uma maneira de expressar orgulho e amor por ela. “Eu sei que ela chorou de alegria por mim e também de saudades do meu pai”, disse a menina.

(Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil)
Dona Maria das Graças, a filha Eloá, e o marido Gessy Roberto (Foto: Arquivo pessoal / BBC News Brasil)

Eloá disse que seu objetivo agora é honrar a memória do pai, Gessy Roberto, conquistando o diploma do Ensino Superior. A menina sonha em se formar em Direito na faculdade “para defender as pessoas boas” como o pai. “Eu sei que se a pessoa não estudar, não vai ser nada, porque as coisas são difíceis”, comentou Eloá.

A família não tem internet em casa e só descobriu que a foto estava fazendo sucesso na manhã seguinte a publicação. “Foi muito legal saber que as pessoas gostaram da nossa história”, completou dona Maria das Graças.

Leia também:

Menino escreve carta para enganar a mãe e faltar na escola: “É verdade esse bilete”

Preconceito na escola: professora pede para mãe dar “um jeito no cabelo” da filha

Escola pede fotos de grávida e mãe adotiva tem ideia surpreendente


Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Pai de Davi - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Pai de Davi não concorda com posição do filho e decide ir morar com Mani

Imagem Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Família

Pai de Henry Borel comemora nascimento de filha três anos após tragédia

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha

Copo Stanley - Divulgação

Super desconto

App Day Amazon: os famosos copos térmicos da Stanley com até 55% de desconto

Taiza Krueder, do Clara Resort, fala sobre carreira e maternidade - (Foto: Arquivo Pessoal)

Família

Taiza Krueder, CEO do Clara Resort, fala sobre inspiração da família no trabalho: "Criei 3 filhos aqui dentro"

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto do filhos - Reprodução/ Instagram

Família

Isabella Fiorentino explica o motivo de não mostrar o rosto dos filhos em fotos nas redes sociais

Virginia Fonseca - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Virginia Fonseca toma atitude após Maria Alice empurrar Maria Flor: “Dói mais na gente”