10 brincadeiras para ajudar seu filho a liberar toda energia sem sair de casa

As crianças adoram pular em trampolins, mas a Academia Americana de Pediatria diz que eles são perigosos para uso doméstico. Pensando nisso, separamos 10 alternativas para elas se divertirem com segurança

Resumo da Notícia

  • Brincadeiras ajudam as crianças a liberar o excesso de energia
  • Além disso, beneficiam a saúde física e mental
  • Veja as alternativas de brincadeiras mais seguras para fazer em casa

Pula-pulas são produtos que você pode ter no seu quintal e ficaram mais populares durante a pandemia causada pelo novo coronavírus, em casas que comportam o brinquedo. Alguns pais adoram os trampolins pois ajudam as crianças a liberar o excesso de energia. Outros apreciam os benefícios de saltos para a saúde física e mental.

-Publicidade-
Te mostramos as brincadeiras perfeitas para se divertir em casa (Foto: ShutterStock)

“Particularmente durante a pandemia, quando muitos esportes coletivos são encerrados, os benefícios para a saúde mental fornecidos por atividades que aumentam a frequência cardíaca de seu filho são importantes e difíceis de encontrar”, explica Wendy Hunter, médica pediatra credenciada da Rady Children’s Hospital-San Diego e professor clínico assistente de medicina de emergência pediátrica no Departamento de Pediatria da UC San Diego. “Há poucos minutos por dia que os pais podem brincar com os filhos, e as crianças certamente não podem correr sozinhas ou usar uma esteira”.

Mas, apesar dos benefícios dos trampolins de quintal, a Academia Americana de Pediatria (AAP) e a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos desencorajam fortemente o uso. Mais de 1 milhão de visitas ao pronto-socorro foram atribuídas a lesões na cama elástica entre 2002 e 2011, de acordo com um relatório da AAP, e a maioria dos pacientes tinha menos de 17 anos. Os ferimentos mais comuns foram fraturas, entorses, lesões na cabeça, luxações e ossos quebrados.

-Publicidade-

Então, como as crianças podem obter os benefícios mentais e físicos dos trampolins sem os riscos? Pensando nisso, separamos 10 alternativas mais seguras.

1. Sem cochilo no sofá!

(Foto: Shutterstock)

Os especialistas também recomendam evitar os pequenos trampolins para crianças porque são tão perigosos quanto os normais. Em vez disso, deixe seu filho pular nas almofadas do sofá. “Esta atividade é tão divertida para uma criança e muito mais segura”, diz o Dr. Hunter. Como uma variação para as crianças mais velhas, brinque de ‘o chão é lava’ na sua sala de estar.

2. Pular corda

Cordas de pular antiquadas podem fazer aqueles pequenos músculos se moverem – e oferecem alguns exercícios cardiovasculares. Seu filho pode dominar truques de pular corda por conta própria ou pode recrutar irmãos para jogos com várias pessoas, como Double Dutch.

3. Bola de saltar

(Foto: Reprodução / Parents)

Esses brinquedos infláveis, que são adequados para uso interno e externo, podem manter as crianças ativas por horas.

4. Pula bola

(Foto: Reprodução / Parents)

Este dispositivo é simples de usar: seu filho enrola o laço em volta do tornozelo e “pula” a corda saltando por cima dela. A bola acende conforme seu filho se move, incentivando-o a queimar ainda mais energia.

5. Brincadeiras no quintal

Capture a bandeira, esconde-esconde, Chute a lata… há tantos jogos de quintal para escolher! Ensine a seus filhos alguns desses clássicos e observe-os correr a tarde toda.

6. Piscina de bolinha

(Foto: Reprodução / Parents)

O seu filho adora as enormes piscinas de bolinha em playgrounds internos? Considere comprar o seu próprio para pular, rolar e jogar! Este vem com revestimento de malha para manter os ferimentos (e bagunças) ao mínimo.

7. Amarelinha

A amarelinha não só requer bastante salto que exerce energia, mas também fortalece o equilíbrio, o ritmo, o controle corporal e o desenvolvimento cognitivo. Descubra como jogar e aprenda cinco variações divertidas aqui.

8. Pista de obstáculos

(Foto: reprodução/Parents)

Reúna alguns suprimentos domésticos para criar uma pista de obstáculos divertida ao ar livre ou coberta para seus filhos. Os desafios potenciais incluem vigas de equilíbrio, túneis, labirintos, variações de amarelinha e muito mais.

9. Chuva no quintal

(Foto: Shutterstock)

Durante os dias quentes de verão, quase nada é mais satisfatório do que correr por um irrigador. Para queimar ainda mais energia, incentive seu filho a experimentar diferentes saltos e truques ao passar pela água.

10. Vídeos de exercícios

Quando você não tiver tempo para planejar uma atividade, reproduza um vídeo de exercícios gratuito para crianças. O movimento libera energia reprimida e é um poderoso impulsionador do humor.

-Publicidade-