10 brincadeiras para desenvolver a coordenação motora do seu filho

As brincadeiras são um dos melhores jeitos de estimular a coordenação motora das crianças. Confira algumas ideias de atividades simples (e baratas) para colocar em prática dentro de casa

A brincadeira é muito mais do que só um momento de diversão. Ela também ajuda a fortalecer o vínculo com a família e é uma grande aliada no desenvolvimento das crianças. Os benefícios são muitos: ajuda a desenvolver a inteligência, a aprimorar as habilidades emocionais, a criar conexões com outras crianças…

-Publicidade-

No livro “200 Brincadeiras Para Pais e Filhos – Brincando e aprendendo juntos” (Wak Editora), a autora e pedagoga Aline Negri dá várias dicas para quem quer trazer um ambiente mais lúdico e divertido para dentro de casa. Ela mostra o passo a passo para que pais e filhos possam criar brincadeiras do zero, usando materiais que já têm à mão.

-Publicidade-

A seguir, fizemos uma seleção com brincadeiras para que seu filho possa se divertir enquanto desenvolve a coordenação motora. E o melhor de tudo: todas são fáceis de preparar e podem ser feitas com materiais que você já tem em casa.

1) Abrindo presentes

Separe vários tipos de papel e embrulhe caixas de papelão. Você pode decorar como quiser, com laços e enfeites, por exemplo. Peça à criança que brinque com as caixas e as desembrulhe. Você pode colocar brinquedos e outros objetos dentro dos pacotes. Assim, eles farão barulho e despertarão a curiosidade em saber o que há lá dentro. Se a criança demonstrar dificuldade para desembrulhar, rasgue só um pedacinho e deixe que ela termine o serviço.

Faixa etária: até 2 anos

2) Alcançando brinquedos

Coloque vários objetos ou brinquedos em cima de caixas de papelão e incentive a criança a pegá-los. Num primeiro momento, não interfira e deixe que ela crie suas próprias estratégias para chegar lá. Depois, você pode ajudar, se for preciso. Observe como ela se comporta e aumente o desafio, colocando os objetos em locais mais altos. Desse jeito, você incentiva que ela fique na ponta dos pés ou se estique para alcançá-los.

Faixa etária: até 3 anos

Aviõezinhos de papel são uma opção fácil e divertida para entreter as crianças (Foto: Matt Ridley on Unsplash)

3) Andando diferente

Risque o chão com um giz de lousa e faça várias linhas retas e curvas. Peça para que a criança percorra as linhas, explorando diferentes movimentos. Vale andar de frente, de costas, de lado, rápido, devagar… Quanto mais variado, melhor.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

4) Aviãozinho

Faça aviõezinhos de papel, de tamanhos variados. Entregue para o seu filho e peça para que ele faça lançamentos, como preferir. Determine objetivos e desafios, como, por exemplo, ultrapassar uma linha do chão ou acertar uma bacia plástica.

Faixa etária: de 1 a 5 anos

5) Bate-bate

Coloque uma música para a criança acompanhar, batendo os pés ou as mãos. Quando a música parar, todos devem parar os movimentos. Enquanto isso, você pode pedir a ela que mata palmas em diferentes velocidades e ritmos.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

Com garrafas PET, dá para recriar um boliche dentro de casa (Foto: Markus Spiske on Unsplash)

6) Boliche

Coloque várias garrafas PET vazias de pé, uma ao lado da outra, com uma pequena distância entre elas. Peça à criança que derrube as garrafas – pode ser com os pés, com as mãos, com a ajuda de uma bolinha… O objetivo é variar e explorar diferentes tipos de movimentos.

Faixa etária: até 2 anos

7) Brincando com a lanterna

Escolha um lugar seguro, com poucos móveis ou obstáculos. Deixe o ambiente com pouca iluminação, fechando as cortinas, apagando as luzes e, se possível, colocando um tecido escuro nas janelas. Segure uma lanterna acesa e explique ao seu filho que ele deve ir aonde o feixe de luz for. Você pode pedir para que ele tente colocar a mão nos focos de luz na parede. Varie a altura da luz para seu filho precise se esticar ou pular para alcançar.

Faixa etária: de 1 a 5 anos

8) Brincando de encaixar feijões

Faça furos em uma bandeja de isopor, grandes o suficiente para que feijões consigam passar pelos buracos. Separe alguns grãos e entregue à criança. Peça para que ela encaixe os feijões corretamente nos furos da bandeja.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

Tintas coloridas deixam a brincadeira ainda mais divertida

9) Dedinhos coloridos

Pinte cada dedo da criança de uma cor. Peça para que ela siga os seus comandos e, sempre que disser o nome da cor, abaixe o dedo correspondente. Para deixar a brincadeira mais desafiadora, vocês podem pintar mais de um dedo com a mesma cor.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

10) Percurso com caixas

Espalhe pelo ambiente várias caixas, de diferentes tamanhos, e monte um “percurso” a ser seguido. Deixe algumas caixas com os dois lados abertos e outras com todas as faces fechadas. Peça que seu filho siga o caminho, obedecendo aos seus comandos. Diga para ele engatinhar, pular, andar de costas, de lado ou desviar dos obstáculos e passando por dentro das caixas.

Faixa etária: de 2 a 5 anos

O 9º Seminário Internacional Pais&Filhos – A Tal da Felicidade está aí! Ele vai acontecer no dia 19 de agosto, completamente online e grátis. Serão oito horas de transmissão ao vivo e você pode acompanhar tudo neste link aqui. Esperamos por você!

-Publicidade-