Criança

10 dicas da Super Nanny que vão te deixar mais confiante na hora de educar seu filho

Você é o principal exemplo dentro da sua casa

Yulia Serra

Yulia Serra ,filha de Suzimar e Leopoldo

Confira tudo o que rolou na palestra com a Super Nanny, Cris Poli (Foto: Divulgação)

“O seu filho precisa de muita coisa, mas o que ele mais precisa é de vocês, pais”. Foi com muito bom humor e de forma direta que Cris Poli, conhecida pela sua participação como Super Nanny, apresentou ao público no evento Expo Brascol Baby o intuito da palestra: o relacionamento entre pais e filhos.

Intitulada “A Arte de Educar com Amor e Limites”, a conversa mostrou não só o caráter importante mas fundamental da educação na vida de uma criança. Embora pareçam termos contraditórios, o amor e limites podem e devem andar juntos, buscando sempre o equilíbrio.

Ela destacou como as crianças precisam de amor para crescer e se desenvolver, mas também precisam de limites para saber o que podem ou não fazer. A educadora argentina entende que cada mãe tem uma experiência diferente, mas que todas se complementam. E essa troca é ótima para criar identificação e apoio.

A educação é responsável por moldar o caráter de um ser humano e dita a forma como ele se comportará em sociedade, por isso é preciso criar regras e normas. Não é castigo, é sobre repassar valores que foram transmitidos à você pelos seus pais.

Por isso, é necessário que vocês, pais, sejam os principais modelos de seus filhos. Os mais novos aprendem por imitação, e por isso a especialista, em entrevista para nós, faz alerta: “Se você fala uma coisa e faz outra causa uma confusão na cabeça das crianças, porque elas não entendem a justificativa de ‘adulto pode, criança não pode’ e acabam imitando o comportamento do adulto”.

Então fica aqui nossa dica: fazer é mais efetivo do que falar. Nesse momento também vale aquela autorreflexão: “A grande mudança tem que acontecer nos pais para que haja mudança no comportamento da criança”, constatou Cris Poli.

Cris Poli durante a palestra “A Arte de Educar com Amor e Limites” (Foto: arquivo pessoal / Pais&Filhos)

Durante a palestra, a Super Nanny elencou os 10 princípios do processo de educação. Aqui vão eles:

  • Autoridade: “Quem tem autoridade não domina pessoas, mas atitudes. A autoridade não é imposta, mas conquistada”.
  • Responsabilidade: “A responsabilidade da educação dos filhos é dos pais e não de terceiros”.
  • Respeito: “Quando você quer respeito, precisa ensinar isso ao seu filho por meio de atitudes, criando um ambiente de respeito”.
  • Limite: “Precisamos ensinar nossos filhos a se contentarem e serem gratos pelo que têm”.
  • Disciplina: “Disciplina está vinculada ao respeito e faz parte do ensino”.
  • Organização: “Nós precisamos de ordem para educar”.
  • Amor: “Hoje eu sinto que não há uma carência do sentimento de amor, mas da manifestação desse amor”.
  • Indivíduo: “Cada criança é uma criança, respeite a sua individualidade”.
  • Elogiar: “Através do elogio, a criança sabe no que se destaca e fortalece a autoestima”.
  • Incentivar: “O incentivo permite superar as dificuldades no processo de aprendizagem e desenvolvimento”.

 

Nós recebemos influências externas o tempo inteiro então não seria diferente com as crianças. Por conta disso, é necessário se manter firme. Pai é pai e não amigo. Não dá para confundir. É difícil, mas precisa ter jogo de cintura para conduzir os filhos para o caminho que julgam ser o melhor para eles.

Entendendo essa dificuldade, Cris Poli parabenizou todas as mulheres pela força e garra dentro e fora de casa. E justifica o motivo de ter se aventurado no mundo da maternidade: “Eu quero transmitir aquilo que Deus tem me permitido experienciar nesses anos como educadora, mãe, esposa, avó e participante do programa Super Nanny. Quero transmitir aquilo que possa ajudá-las a mudar algo com o qual não estão contentes dentro de casa”. E vale relembrar: a mudança inicial parte de você!

Leia também:

Quer ser a dona do seu próprio negócio? Conheça o projeto Nascer de Novo

Expo Brascol Baby: você não vai querer perder nenhum detalhe do evento

Educação se aprende em casa