10 principais dúvidas sobre como cuidar da saúde do seu filho em tempos de coronavírus

Reunimos as perguntas mais comuns relacionadas ao Covid-19 para que os pais consigam proteger os filhos durante a quarentena

Durante a quarentena, é normal ter dúvidas sobre a nova rotina com os filhos (Foto: Getty Images)

Meu filho pode brincar no parquinho do condomínio? Como limpo os brinquedos dele? O que a criança deve comer para aumentar a imunidade? Em tempos de quarentena com as crianças em casa, a rotina mudou e muitas dúvidas devem ter invadido a sua cabeça sobre a saúde dos filhos.

“Se é difícil para nós adultos entendermos que temos que ficar em isolamento social, imagina para as crianças”, explica a pediatra Patrícia Rezende, do grupo Prontobaby. A especialista esclarece as dez principais dúvidas sobre como cuidar da saúde das crianças. Olha só:

Pode chamar o amiguinho em casa?

Não é ideal. Sabemos que a maior parte das infecções é assintomática, portanto o amigo pode estar contaminado e ser fonte de transmissão da doença.

Pode descer para brincar no playground do condomínio?

O problema do parquinho, além da aglomeração, são as superfícies contaminadas. O ideal é evitar sair nesse período.

Pode levar para brincar em praças?

O caso das praças é o mesmo do parquinho. A criança pode encostar em alguma superfície que esteja contaminada e levar o vírus para casa.

Devo passar álcool em todos os brinquedos? Com que frequência?

Limpar diariamente todos os brinquedos com álcool antes de a criança brincar é uma boa estratégia. O vírus sobrevive por até três dias em materiais de plástico.

A criança deve ter uma dieta variada e colorida para ajudar a manter a imunidade em dia (Foto: Getty Images)

O que a criança deve comer para aumentar a imunidade?

Ela deve ter uma dieta variada e colorida para ajudar a manter a imunidade em dia. É superimportante que ela seja rica em zinco, selênio, antioxidantes, vitamina C, vitamina E, Ômega 3 e probióticos

Meu filho pode usar máscara e, assim, visitar os avós?

Agora é o momento de evitar visita aos avós. Se for impossível evitar o contato, pode-se usar máscara e lembrar de higienizar bem as mãos antes do contato.

Quando chegamos da rua por um compromisso importante, como uma visita ao pediatra, devo botar toda a roupa e calçados para lavar?

Deve-se tirar o calçado antes de entrar em casa, tirar toda a roupa usada na rua e colocar pra lavar. Em seguida, tomar um banho ou, se não for possível, higienizar muito bem as mãos e os braços até a altura dos cotovelos.

Meu filho ainda é pequeno, e, por isso, leva as mãos à boca com muita frequência. O que devo fazer?

Manter as mãos do bebê sempre limpas e manter a casa sempre higienizada. Podemos usar hipoclorito (água sanitária) para higienizar o chão diariamente, pois ele mata o vírus.

Chupetas e mamadeiras também devem ter reforço na esterilização?

As mamadeiras, preferencialmente, devem ser esterilizadas antes de cada uso, e as chupetas, diariamente. A esterilização deve ser feita fervendo o bico da mamadeira ou chupeta por cinco minutos em uma panela com água ou no microondas com esterilizador.

Como explicar para as crianças, principalmente as mais novas, a importância da higiene nesse momento e de não sair de casa?

Não dá pra esconder a situação dos nossos filhos. É importante passar a mensagem, aproveitando a oportunidade para estabelecer um diálogo sincero e informativo. Deve-se esclarecer que é hora de adotar todas as medidas de prevenção e exercer o cuidado para que isso passe o quanto antes. Para os menores, é importante transformar essa conversa em algo lúdico, com desenhos e brincadeiras.

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!