Criança

14 dicas para ajudar na educação do seu filho

Que tal usar as estratégias de professores na hora da disciplina?!

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

cork-board-with-sticky-notes-picture-id477807332

(Foto: iStock)

Se na escola seu filho limpa as coisas, calça os sapatos e vai sozinho ao banheiro, mas em casa depende totalmente de você e lamenta quando tem que fazer algum favor, isso já deve ter te preocupado pensando que ele possa ter uma personalidade dividida, né? Isso acontece por um motivo simples: seu filho testa seus limites. Então, que tal adotar algumas estratégias de professores para te ajudar? Veja as 20 dicas:

1. Espere mais 

Essa é uma forma de promover a independência. Enquanto alguns pais acham que o filho de três anos não consegue fazer algumas coisas, os professores discordam. O segredo é esperar que eles fazem!

2. Resista a fazer por ela o que ela pode fazer sozinha 

Embora possa ser mais rápido e mais fácil quando você faz as coisas, isso não ajudará a tornar seu filho auto-suficiente. Uma dica da professora Donna Jones é apelar ao seu senso de orgulho com as palavras mágicas: “Você quer que eu ajude você ou você mesmo pode fazer isso?”. As crianças sempre querem fazer sozinhos.

3. Não refaça o que eles fizeram 

Se o seu filho fizer a cama, resista à vontade de alisar os cobertores. Se ela se vestir de listras e bolinhas, elogie seu estilo. A menos que seja absolutamente necessário, não conserte o que seu filho realiza, ele pode notar e isso pode desencorajá-la.

4. Deixe-os resolver problemas simples 

Se você ver seu filho tentando alcançar algo em uma prateleira que, por mais difícil que seja, ele possa alcançar, mantenha a calma antes de correr para ajudar, a menos que ele esteja em perigo.

5. Atribua uma tarefa

Colocar sua criança em idade no comando de uma tarefa simples aumentará sua confiança e senso de competência. O objetivo é fazer com que seu filho se sinta um membro capaz e colaborador da família.

6. Elogie 

Tente pegá-lo sendo gentil. As crianças repetem comportamentos que chamam a atenção.

7. Desenvolva rotinas

As crianças cooperam na escola porque sabem o que se espera delas, então, elas aprendem o que devem fazer e, depois de um tempo, mal precisam lembrar. Decida algumas rotinas para cumprir em casa.

8. Seja criativa 

Se seu filho se recusar a fazer algo, tente transformar isso em um jogo. Se ele se recusa a colocar os sapatos, por exemplo, brinque: “Bem-vindo à loja de sapatos, que tal experimentar esse par hoje?” com uma voz engraçada.

9. Avise das transições 

Avise com antecedência quando seu filho tiver que parar de brincar para comer, por exemplo.

10. Não use o “se…” 

Nunca use: “Se você terminar de guardar seus lápis de cor, podemos ir ao parque”, isso sugere que talvez seu filho não limpe os lápis de cera. Em vez disso, tente: “Quando você guardar seus lápis, vamos ao parque”

11. Faça tarefas com música 

Isso torna qualquer atividade mais divertida. Imagina como seria começar o dia se vestindo ao som de uma música para animar?

12. Incentive o trabalho em equipe 

Se seu filho estiver brigando com o irmão por um brinquedo, ajuste um cronômetro por cinco minutos e explique que cada um terá o brinquedo até a campainha tocar.

13. Envolva-o para corrigir seus erros  

Se você encontrar a parede pintada, por exemplo, peça ajuda do seu filho para lavá-la. Ele precisa entender que deve corrigir os seus erros.

14. Não adie a disciplina 

Se você deve repreender seu filho, faça isso quando você o vir se comportando mal. Muitos pais usam a frase: “Espere até chegarmos em casa”, mas quando você estiver em casa, seu filho já esqueceu do incidente.

Leia também:

3 erros de disciplina que todas as mães cometem

7 erros de disciplina que todos os pais e mães cometem

Qual é a idade certa para começar com a disciplina?

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não