15 maneiras fáceis de dar um bom exemplo para o seu filho

À medida que você pratica boas ações na frente de seus filhos, eles começarão a notar e até mesmo a se espelhar nas suas ações. Separamos algumas maneiras simples de modelar a bondade

Resumo da Notícia

  • Quanto mais boas ações você praticar na frente de seus filhos, mais eles perceberão e começarão produzir os mesmos gestos
  • Sepramos algumas maneiras simples de modelar a bondade
  • Veja como fazer a bola rolar!

Você sorri para os vizinhos, se preoculpa com seus amigos e torce para seus colegas de trabalho. Mas quantas dessas ações amigáveis ​​seus filhos veem? Quanto mais boas ações você praticar na frente de seus filhos, mais eles perceberão e começarão a reproduzir esses mesmos gestos. Veja como fazer a bola rolar!

-Publicidade-
Gentileza, gera gentileza! (Foto: Getty Images)

1- Envie um cartão para um amigo que precisa de um incentivo

Apoiar um amigo em um momento difícil é a verdadeira amizade! Ajude seu filho a aprender como funciona, escolhendo um cartão juntos e fazendo com que ele também assine o nome.

2- Simples gestos!

Fato: ninguém gosta de esperar na fila do caixa – principalmente com uma crianças famintas pedindo por lanches. A próxima vez que você for ao supermercado na hora do rush, pegue um petisco extra no corredor do freezer, pague e depois ofereça a quem estiver atrás de você na fila. A empolgante surpresa pode ajudar a afastar a mente de seus filhos de sua própria impaciência, e sua generosidade será um bom lembrete para que eles pensem nos outros, mesmo quando estiverem ocupados ou passando por alguma situação chata.

3- Segure a porta

Nós sabemos, você está com pressa. Mas fazer uma pausa para segurar a porta para quem está alguns passos atrás de você pode ajudar seus filhos a aprender a colocar os outros à frente de si mesmos.

4- Jogue o troco na caixinha de doações

A gentileza nem sempre requer um gesto gigante. Envolva seus filhos – e ajude alguém – fazendo-os depositar o troco na caixinha de doações no caixa.

5- Deixe alguém ir na sua frente

Colocar as necessidades de um estranho na frente das suas demonstra altruísmo e pode lembrá-lo de pressionar o botão de pausa de vez em quando. Tente narrar o momento em voz alta – “por favor, vá em frente” – para ter certeza de que seu filho irá presenciar o ato de gentileza.

6- Cumprimente os funcionários quando você entrar em uma loja

Tratar a todos como amigos ajuda seus filhos a compreender a igualdade. Além disso, você está sendo apenas educado.

7- Doe livros antigos e jogos para quem precisa

Explique que eles estão indo para uma nova casa para alegrar o dia de uma nova criança, assim como fizeram com seus próprios filhos. Essa transferência de felicidade será inesquecível.

8- Faça biscoitos para os funcionários da escola dos seus filhos

Palavras são ótimas, mas mostrar que você se importa às vezes pode significar dar um passo a mais. Chame as crianças para colocar a mão na massa e depois peça-lhes que entreguem os doces com você. Ver a emoção no rosto das pessoas com certeza ficará na memória dos pequenos.

9- Ofereça-se para cortar a grama de um vizinho idoso, limpar a entrada da garagem ou carregar pacotes grandes

Amigos intervêm quando outros precisam de ajuda. Mesmo que o seu filho ainda não consiga usar uma pá, oferecer ajuda na frente dele é um grande exemplo.

10- Faça um elogio genuíno a alguém

Dedicar algum tempo para realmente notar uma habilidade e apontá-la pode encorajar os pequenos a fazer o mesmo. E quando eles virem como você valoriza os esforços dos outros, eles podem valorizar os seus próprios um pouco mais também.

11- Agradeça ao guarda da escola

É fácil para os rostos do dia a dia se passarem despercebidos dos pequenos. Reservar um tempo para agradecer aos ajudantes, como o zelador de uma escola ou guarda de trânsito, pode lembrá-los de notar as pessoas ao seu redor.

12- Voluntário para um evento comunitário

Envolva seus filhos no processo, explicando por que está doando seu tempo e o que suas ações farão pelos outros.

13- Mostre interesse no dia de outra pessoa

A verdadeira amizade significa realmente ver os outros como eles são. Quando seus filhos o contarem sobre suas últimas aventuras, faça contato visual, faça perguntas perspicazes e ouça realmente. O mesmo vale para encontros em cafeterias ou até mesmo em um parque para brincar. Você está mostrando aos seus filhos como fazer conexões importantes – e também melhorando seus próprios relacionamentos.

14- Ofereça-se para compartilhar seus lanches no playground

Desistir de bens preciosos pode doer por um momento, mas fazer com que os filhos tenham o hábito de compartilhar pode estimular a generosidade – e fazer novas amizades.

15- Ajudar a servir o jantar

Cuidar de uma refeição pode ser difícil, por isso peça ajuda do seu filho. Nas primeiras semanas pode ser que algumas coisas fiquem fora do lugar, mas com um tempo as coisas se tornarão mais fáceis. Além disso, nada inspira mais do que momento em família!

*Algumas dicas foram sugeridas antes do período de pandemia, lembre-se de evitar aglomerações e seguir o protocolo de segurança e distanciamento social.