Criança

16 frases para você confortar seu filho quando ele estiver com medo

Não trate o sentimento dele como uma bobagem

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Para crianças pequenas, o mundo pode ser um lugar assustador. Ajudá-las a lidar com esses medos pode parecer difícil, mas, acredite, é necessário. “Nem todos os momentos assustadores são criados iguais e nem todos os filhos reagem ao sentimento de maneira semelhante”, disse Allison Lobel, psicóloga clínica e diretora de serviços para crianças e adolescentes do Wellington Counseling Group, em entrevista ao PopSugar.

Presenciar seu filho passando qualquer tipo de medo pode fazer com que você se sinta perdida, mas é importante pesquisar e ter conhecimento sobre como reagir durante essa situação. “Esse sentimento pode rapidamente provocar uma sensação de desamparo – tanto para as crianças quanto para os pais – por isso, ter opções sobre como responder ao medo e a ansiedade pode fortalecer as oportunidades necessárias para ter eficácia nessas situações”, explicou a psicóloga.

Para começar, você deve entender o medo do seu filho. Peça para ele descrever  o que está sentindo e demonstre empatia. Mesmo que não seja assustador para você, é importante tratar o assunto com seriedade. “Não diga ao seu filho que algo é bobo, ridículo ou maluco e evite dizer para não se assustar”, aconselhou ela.

Separamos 16 frases para você usar quando o seu filho estiver com medo:

1. “Eu também sinto medo”

Ele provavelmente pensa que você é uma adulta mágica que nunca se assusta, mas deixe claro que isso não é verdade e que ele pode se abrir com você.

2. “Me diga como você se sente”

Ao pedir que as crianças descrevam como se sentem, isso pode ajudá-las a racionalizar suas experiências. Além de fazer com que você entenda a situação.

3. “Não é fácil enfrentar seus medos”

Pedir para que o seu filho seja corajoso exige que ele tenha muita força. Deixe-o saber que você vê poder nele.

4. “Deixa eu te mostrar como ser corajoso”

Essa tática não diminui os sentimentos, mas dá a ele um exemplo de como lutar contra os medos.

5. “Você consegue”

Lembre-o de que ele é mais poderoso do que pensa.

6. “Quer ouvir uma piada ou cantar uma música juntos?”

Essas atividades farão com que ele ria e se distraia, ou seja, ele esquecerá momentaneamente dos medos.

7. “Vai ficar tudo bem”

Para a maioria das coisas de que as crianças têm medo, seja um monstro embaixo da cama ou um trovão durante a noite, avisá-las que vai dar tudo certo é um ótimo começo. É simples e reconfortante.

8. “Imagine que você é uma nuvem”

Imaginar algo relaxante é uma forma de distração. Isso irá ajudá-lo a não se concentrar no problema e acalmar da adrenalina que o corpo está liberando.

9. “Me fale sobre algo que te faz feliz”

Faça ele pensar sobre coisas que o deixe feliz. Liste coisas em voz alta ajudá-lo a pensar em algo diferente.

10. “Você quer um abraço?”

Este simples ato pode significar muito. O abraço reconfortante da própria mãe pode fazer muito mais do que qualquer palavra.

11. “Estou orgulhosa de você”

As crianças precisam saber que seus familiares se orgulham delas, especialmente quando se encontram em um momento vulnerável.

12. “O que o Batman faria agora?”

Os super-heróis podem inspirar seu filho a ser corajoso.

13. “Aqui está uma mágica para melhorar”

Um pouco de faz de  conta pode ser útil. Crie um spray de mentira para afastar monstros debaixo da cama, por exemplo. A imaginação pode tornar tudo melhor.

14. “O que posso fazer pa