Criança

2 de abril: aumenta em 33% o número de alunos com autismo nas escolas de São Paulo

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a Secretaria de Educação do Estado de SP divulgou novas informações sobre o tema

Nathalia Lopes

Nathalia Lopes ,Filha de Márcia e Toninho

Dia 2 de abril é o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (Foto: iStock)

Nesta terça-feira, 2 de abril, é comemorado oficialmente o Dia Mundial de Conscientização do Autismo e a inclusão desses alunos tem crescido nas escolas estaduais de São Paulo. A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo publicou uma nota, que mostra os números de alunos com TEA aumentou em 33% na rede administrada pelo governo.

Uma pesquisa, de janeiro deste ano, mostra que na rede estadual de São Paulo e as instituições conveniadas atendem juntas 7.788 alunos com autismo contra as 5.828 matrículas em maio do ano passado. Em 2018, só nas escolas da rede, eram 4.031 crianças, em janeiro deste ano, as matrículas saltaram para 5.261.

A diferença é ainda maior comparado ao ano de 2016, o aumento na matrícula de alunos autistas na rede estadual de São Paulo somente nas escolas regulares cresceu 94%, em 2016, eram 2.711 crianças. A mesma nota revela que cresceu também o número de alunos com autismo atendidos exclusivamente por meio de Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) e outras instituições conveniadas.

Houve um aumento de 40% no último ano. Em 2018, havia 1.797 alunos atendidos por meio dessas entidades; agora em 2019 são 2.527.

Leia Também: 

Mãe de menino autista faz apelo na web e ganha “Netflix personalizada” para o filho

Dez curiosidades sobre o autismo 

Novo estudo derruba mito sobre relação de vacinas com autismo em crianças