Criança

20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de visão

Quanto mais tempo seu filho brincar ao ar livre, menor a chance dele desenvolver miopia

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

 

 

portrait-of-charming-boy-in-eyeglasses-picture-id840809454

A miopia é considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença do século. De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam problemas de vista, sendo a miopia a mais comum.

Além da genética, o uso inconsciente da tecnologia está diretamente ligado a esse aumento de problema de visão. Uma pesquisa feita pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) levantou o dado de que cerca de 69% das crianças e adolescentes do Brasil, na faixa dos 9 aos 17 anos, utilizam a internet mais de uma vez por dia.

A Drª Lisia Aoki, oftalmologista do Hospital das Clínicas, e filha de Aiko e Seiiti, explica que as mudanças de atitudes influenciam na visão. “A população esta ficando mais míope, não só pelo uso de aparelhos, mas esse é um ponto importante. Alguns estudos orientais dizem o aumento da população míope esta sendo passado de geração em geração”. A nossa mudança de hábito também ajuda. “O que se observa é que crianças que tem maior tempo de atividade ao ar livre tem menor índice de ser míope”.

O uso de celulares e computadores por muitas horas diárias pode levar ao aumento de grau. É preciso sempre equilibrar o tempo gasto online e tentar praticar mais atividades ao ar livre, tomar sol. “Dependendo da faixa etária e se o grau estiver progredindo muito e muito rápido, é possível tratar com colírios, em alguns casos, para diminuir a progressão”, conta Dr. Lisia.

*Por Fernanda Mendes

Leia também:

Quando é preciso usar o tampão

No Carnaval, o risco de pegar uma doença nos olhos é maior

Sem medo: saiba como higienizar olhos do bebê em seus primeiros dias