Criança

27 dicas para curtir o verão com seu filho em segurança (e sem susto)

Getty Images
Getty Images

Publicado em 29/11/2019, às 14h09 - Atualizado às 14h30 por Nathália Martins, Filha de Sueli e Josias


Equipamentos de proteção, como blusas térmicas de manga comprida podem ser uma ótima solução para quem não consegue passar protetor solar no filho (Foto: Getty Images)

Queimaduras solares, picadas de insetos e churrascos ruins podem ser frustrantes nas férias em família, então separamos algumas dicas geniais para que nada atrapalhe a diversão.

Protetor solar na vida real

“Meu filho se contorce tanto que eu simplesmente não consigo passar o protetor!” 

Lembre-se: “Quanto mais você o cobre com roupas, menos protetor solar ele precisa”, diz Karyn Grossman, dermatologista com práticas em Los Angeles e Nova Iorque. Equipamentos de proteção, como blusas térmicas de manga comprida podem ser uma ótima solução. Já para as partes expostas que restarem, use quaisquer meios necessários para passar o filtro, desde oferecer um incentivo até entregar o celular por alguns minutos para ele se distrair. 

“O protetor irrita os olhos do meu filho!”

Solução: Ao redor dessa área ultrassensível, use um filtro resistente à água. “O fato dele ser resistente à água evita que ela se dissolva quando entra em contato com a umidade dos olhos”, diz Dr. Grossman.

“Meu filho está cheio de areia”

Solução: Embale um pequeno frasco de talco de bebê na sua bolsa de praia – isso funciona como mágica para remover aquela areia teimosa da pele. Se você tem um bebê ou uma criança pequena, considere levar uma piscina inflável e encha-a com água para tirar a areia do seu filho. Quando seu filho sair da água, coloque o chapéu de volta!

A salvo dos mosquitos

Use o repelente certo

A Academia Americana de Pediatria (AAP) recomenda produtos com DEET, que protege contra o zika e a doença de Lyme e vírus do Nilo Ocidental. Crianças com 2 meses ou mais podem usar com segurança um repelente contendo 5 a 7 por cento de DEET. Pulverize o repelente nas mãos, depois esfregue na pele do seu filho, tomando cuidado para evitar os olhos, nariz e boca. 

Vestimentas adequadas

À noite ou quando existem muitos mosquitos por aí, cubra a criança com uma blusa de mangas compridas, calça longa e meias. Tecidos respiráveis ​​como os que são feitos de materiais de secagem rápida usado em atletas de alto desempenho são difíceis para os mosquitos penetrarem. 

Em áreas particularmente de alto risco, você pode querer escolher roupas que são pré-tratadas com o inseticida permetrina. “Quando um mosquito pousar nesse tipo de roupa, irá voar e depois morrer ”, diz Jonathan, professor de medicina entomologia da Universidade de Florida, em Gainesville.

Proteja seu quintal

“Se você tiver um pátio semi-fechado, uma lanterna de mosquito que libera permetrina pode ser eficaz ”, diz o Dr. Day. Não se preocupe com velas de citronela, tochas e lanternas; até a menor brisa afugenta o ingrediente ativo. Para áreas abertas, conte com energia eólica. “Quando a velocidade do ar atingir mais de 1 milha por hora, mosquitos ficam com dificuldade em voar”, explica.

Como identificar as plantas venenosas

Hera venenosa

Geralmente cresce em grupos de três folhas, que tem formato amendoado e pontiagudos e podem ser verde ou castanho avermelhado.

Carvalho venenoso

Parece semelhante a hera venenosa, mas as folhas têm arestas recortadas desiguais. Pode crescer como um arbusto, uma videira moída ou como uma árvore de escalada. O carvalho venenoso oriental tem bagas felpudas.

Sumagre venenosa 

Normalmente ficam em um arbusto ou uma árvore, suas folhas crescem em grupos de 7 a 13 por bando, tem bordas suaves e crescem de hastes vermelhas ramificando o tronco principal.

Se mesmo assim você ou seu filho for vítima de uma dessas plantas, saiba o que fazer: limpe a área exposta com sabão e água morna assim que possível. “O venenos podem ser completamente lavados se você fizer isso dentro 15 minutos de exposição”, diz Renee Miller, do Centro de Controle de Envenenamento do Medical Center, em Nashville. Os anti-histamínicos podem ajudar com a coceira, mas consulte seu pediatra para mais tratamentos.

Comida para a viagem

Estádio: embora alto em calorias (cerca de 200 por um copo de servir), os amendoins sustentam as crianças além de ter proteína (9 gramas) e fibra (6 gramas).

Piscina: uma boa opção para sustentar seu filho naquele dia cansativo de piscina é um sanduíche de frango grelhado (desde que seja realmente peito de frango, não um hambúrguer).

Parque de diversões: que tal pular o algodão doce e optar por um milho cozidos? Até com manteiga, uma espiga de 20 cm chega a 200 calorias – e tem 6 gramas de proteína para melhorar.

Comida para a viagem? Embora alto em calorias (cerca de 200 por um copo de servir), os amendoins sustentam as crianças além de ter proteína (9 gramas) e fibra (6 gramas) (Foto: iStock)

Cuidados na piscina

O afogamento é a principal causa de morte não intencional para crianças de 1 a 4 anos de idade – e a cada ano, mais de 300 crianças menores de 18 anos se afogam em uma piscina ou em uma banheira.

Escolha algum adulto para ser o “observador de água” adulto

Pegue um chapéu legal e determine com os seus familiares que quem vestir o acessório é responsável por assistir as crianças se divertirem (mesmo que elas saibam nadar). Dessa forma, vocês podem revezar de hora em hora quem será o responsável. 

Inscreva seu filho nas aulas de natação

Toda criança é diferente, mas geralmente nunca é cedo para começar a se sentir confortável na água. A AAP recomenda, para a maioria das crianças, o início das aulas de natação aos 4 anos. 

Não confie em boias em vez de colete salva-vidas. Durante as brincadeiras radicais e inesperadas das crianças, as boias podem facilmente murchar de repente e colocar seu filho em risco.

Bloqueie sua própria piscina

Instale uma cerca não escalável – em menos de 1 metro de altura com um portão para evitar que a criança vá até a área da piscina sozinha. 

Como lidar com uma picada de abelha 

Tire o ferrão: Segure a pele, estique-a e puxe o ferrão para fora se ele estiver visível. Não aperte o ferrão, isso pode fazer com que você injete ainda mais veneno na pele.  Gelo: Ele vai ajudar a aliviar a coceira imediatamente e diminuir a propagação do veneno. Mantenha-o na pele por pelo menos dez minutos e até meia hora.

Remédios: Para aliviar a dor, você pode conversar com o seu pediatra e escolher algum creme para melhorar o inchaço e vermelhidão, além disso, anti-histamínicos também podem funcionar bem.  

Fique de olho no que vocês vão comer

Doenças transmitidas por alimentos são mais comuns no verão, quando altas temperaturas aceleram o crescimento de bactérias e cozinhar ao ar livre (sem refrigeração ou encanamento interno) se torna mais comum. 

No churrasco 

Mantenha carne crua e legumes separados. Para ajudar a evitar contaminação, cada tipo de alimento precisa ter sua própria tábua, prato e pinças. Nunca sirva hambúrgueres mal cozidos. Cozinhe carne de porco, carne e hambúrgueres de cordeiro a um temperatura interna mínima de 71°C; suba para 75 °C com aves.

No acampamento

Prepare os ingredientes com antecedência. Pique frutas e vegetais, faça os hambúrgueres e  frangos em casa e depois coloque esses itens em sacos selados dentro de um refrigerador. Mantenha os refrigeradores frios. Antes de embalá-los, refrigere cada um com gelo por 30 minutos.

No piquenique

Não deixe a comida no sol. Alimentos perecíveis deixados em um local aberto por 2 ou mais horas não devem ser consumidos, especialmente se eles contêm maionese. Se todo mundo comeu do mesmo pote de geleia ou manteiga há uma boa chance deles terem sido contaminados por bactérias, então não os guarde.

Use uma touca de banho ou tampões para os ouvidos quando seu filho for nadar em uma piscina (Foto: Getty Images)

Dor de ouvido causada pela água

Esta é uma inflamação do exterior canal auditivo que é infectado e os sintomas são coceira e dor – especialmente quando você mexer a orelha. Isso ocorre quando água e germes ficam presos no ouvido, por isso a AAP diz que manter os ouvidos secos é fundamental.

  • Use uma touca de banho ou tampões para os ouvidos quando seu filho for nadar em uma piscina, um lago ou no oceano;
  • Seque o ouvido com toalhas após aquele mergulho; 
  • Incline a cabeça e puxe o lóbulo da orelha em diferentes direções para fazer a água escorrer;
  • Use um secador de cabelo em temperatura mais baixo e distante da orelha para dar uma aliviada;
  • Não use cotonetes para tentar remover a cera.

Truques de viagem que salvam vidas

Os acidentes de carro são um pouco mais comuns durante o verão, quando as pessoas costumam usar mais as estradas. Os especialistas em segurança compartilham dicas fora do comum para ter em mente quando você está dirigindo. 

Ajuste sua postura

Faça um esforço consciente para se sentar reto, porque sentar de forma confortável pode fazer com que você sinta sono. “As pessoas costumam sentar-se longe demais do volante e pedais”, diz Ben Collins, motorista. “Suas pernas devem estar dobradas para que você possa exercer forte pressão no pedal do freio e os cotovelos precisam estar levemente dobrados para que você possa usar toda a sua força para virar o volante se necessário”.

Faça pausas

A cada 2 horas, troque de motorista ou faça uma rápida parada. Água potável também ajuda a mantê-la mais alerta e te força a fazer pausas para ir ao banheiro.

Desvie o olhar das luzes

Graças aos faróis brilhantes dos carros que se aproximam, você pode ficar “cego pela luz”. O globo ocular tem dois tipos de receptores, e os que trabalham à noite são extremamente sensíveis, diz Collins. “Desvie o olhar para o lado inferior direito da estrada. Sua visão periférica permitirá que você continue dirigindo na direção correta”.

Tenha uma visão de longo prazo

“A maioria dos motoristas não têm uma visão o suficiente para ver os perigos que estão por vir”, diz Collins. “No trânsito denso, você precisa olhar pelo menos dez carros à frente. No tráfego de fluxo mais rápido, reduza esse comprimento para cinco. ”

Ignore o celular

Falar no telefone e dirigir sempre é perigoso, pense que é a mesma coisa como falar no telefone e assistir TV, você corre o risco de perder algo em uma coisa ou outra. A região do cérebro que processa o movimento de imagens diminui sua atividade em até a um terço quando você está falando no celular. 

Leia também:

Gripe de verão

Práticos e saudáveis: Alimentos que devem entrar no cardápio de verão

Aprenda a fazer café gelado para se refrescar no verão


Palavras-chave
Criança

Leia também

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Gêmeas siamesas falam sobre relacionamento - (Foto: reprodução/TikTok)

Família

Gêmeas siamesas falam sobre relações íntimas após uma assumir namoro

De A a Z: confira os nomes femininos americanos para te inspirar - Getty Images

Bebês

Nomes americanos femininos: mais de 1000 opções diferentes para você se inspirar

Brincar é fundamental para o desenvolvimento infantil - Shutterstock

Criança

15 brincadeiras (criativas e divertidas) para crianças de 3 anos

Getty Images

Colunas / Mãe em dia

Conheça uma simpatia para seu filho dormir a noite toda

Tadeu Schmidt - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Tadeu Schmidt expõe reação ao descobrir que a filha é queer: 'É decepcionante o que tenho a dizer'

Iza está à espera do primeiro filho - (Foto: reprodução/Instagram)

Gravidez

Iza está grávida do primeiro filho com jogador de futebol

iStock

Colunas / Monta Encanta

Refogado de cenoura e abobrinha