Criança

3 dicas para criar uma criança otimista

Crianças que vêem o copo ‘meio cheio’ têm mais facilidade para lidar com as dificuldades da vida

Logo-Parents (1)
Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

vriuança

Foto: iStock

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você fica imaginando jeitos de criar uma criança mais otimista? As que vêem o copo ‘meio cheio’ têm mais facilidade para lidar com as dificuldades da vida – e são mais felizes também. Aqui nós damos 3 dicas para ajudar atingir esse objetivo.

1. Pare de resmungar

Quanto mais você reclama sobre problemas financeiros ou um dia difícil no trabalho, é mais provável que seus filhos aprendam a fazer a mesma coisa. Em vez disso, tente falar sobre coisas que deram certo.

2. Tenha altas expectativas

Mesmo antes do jardim de infância, Priscilla Baker começou a escrever uma lista de afazeres para seus filhos, para lembrá-los de arrumar a cama, escovar os dentes e deixar o quarto organizado. “Eles não podiam descer para o café da manhã se não tivessem terminado suas coisas”, disse. Inicialmente a ideia era para ajudá-la a diminuir sua carga de trabalhos domésticos, mas ela percebeu que seus filhos também se beneficiaram com a rotina.

3. Seja realista

Quando a família de Tracy Reinert se mudou para a Flórida, o filho de Matt, de 6 anos, teve problemas para se encaixar no começo. “Eu não tenho amigos”, ele disse para sua mãe. Para animá-lo, ela ficou tentada em dizer para ele: “você tem muitos amigos em Nova Jersey, e quando as crianças daqui descobrirem o quão legal você é, eles vão implorar para serem seus amigos.” Mas ela mordeu a língua porque não queria dar falsas esperanças. Muitas vezes, ter um coração partido acaba com a autoestima de uma criança, e ser realista o ajuda a saber os riscos de suas ações.

Leia também:

Nascer não é mais a mesma coisa! A certidão de nascimento mudou

Aprendizado em dose dupla!

“A gente tem a mania de querer que o outro faça do nosso jeito”, afirma Carol Melhem