4 brincadeiras para colocar a mão na massa e estimular a criatividade do seu filho

Todo mundo sabe que crianças amam (e com razão!) poder brincar e criar com muita bagunça. Por isso, separamos aqui 4 artesanatos ideais para divertir os seus filhos – e, de quebra, te poupar de tanta arrumação!

Resumo da Notícia

  • Todo mundo sabe que crianças amam (e com razão!) poder brincar e criar com muita bagunça
  • Por isso, separamos aqui 4 artesanatos práticos e ideais para divertir os seus filhos
  • Além de estimularem a criatividade, eles ainda vão te poupar de (muita!) arrumação

Crianças amam (e com razão!) brincar e criar com muita bagunça. Além de se tratar de uma diversão pra lá de especial, incentivar que os filhos se sujem e tenham diferentes experiências sensoriais enquanto estão brincando pode ser muito importante para o desenvolvimento.

-Publicidade-

Contudo, sabemos que um dia de bagunça pode ser incrível – e muito estressante. Até porque, no fim do dia, muitas vezes são os pais os responsáveis por arrumar toda a sujeira. Por isso, separamos 4 atividades extremamente práticas, que podem ser bem menos estressantes para os pais e um verdadeiro incentivo à criatividade para os filhos!

Pintura de respingos

  • Pano de pintura ou uma grande caixa de papelão achatada
  • Papel
  • Tintas laváveis, de preferência em frascos de esguicho
  • Discos de algodão
  • Colheres de pau ou marretas
A pintura vai te divertir!
A pintura vai te divertir! (Foto: Reprodução/ PRISCILLA GRAGG/ Parents)

Coloque o pano ou papelão, de preferência ao ar livre, e coloque o papel sobre ele. Deixe seu filho esguichar uma pequena gota de tinta em uma bola de algodão. Coloque-o no papel, com o lado da pintura voltado para baixo. Depois disso, dê a eles uma colher de pau e peça-lhes que quebrem a bola, respingando a tinta no papel para criar um design que é chamativo, ondulado ou simplesmente maluco.

Ao longo da brincadeira, você pode ir mudando a combinação e cores e os formatos dos discos de algodão – tudo para garantir os mais diversos desenhos! Para facilitar a limpeza – das crianças e dos materiais – faça questão de manter baldes de água limpa nos arredores, para que os seus filhos possam sempre se limpar e limpar as colheres. Também, se possível, faça a brincadeira ao ar livre.

Papel caseiro

  • Papel de construção
  • Água
  • Tigela grande
  • Liquidificador
  • Pacote de sementes de flores silvestres
  • Uma tela de janela velha ou barata
  • Cortadores de biscoitos (qualquer formato ou tamanho)
  • Pétalas de flores
Papel Caseiro vai ser demais!
Papel Caseiro vai ser demais! (Foto: Reprodução/ PRISCILLA GRAGG/ Parents)

O seu filho deve, inicialmente, rasgar todo e qualquer tipo de papel usado ou rascunho que você tem em casa. Deixe ainda que ele desenhe e/ou estrague o papel do jeito que ele desejar. Após ele obter cerca de 4 xícaras de papel rasgado, coloque os pedaços de papel em uma tigela grande; cubra com água e deixe de molho por uma hora.

Despeje o papel molhado no liquidificador com um pouco de água extra e misture, adicionando mais água conforme necessário para formar uma lama úmida, não escorrendo. É importante acompanhar as crianças nesta etapa. Despeje de volta na tigela e misture a maioria das sementes, reservando algumas para decorar.

Coloque a tela no chão (se dentro de casa, coloque uma camada de lona embaixo). Coloque alguns cortadores de biscoitos por cima. Deixe seu filho pegar um punhado de resíduos de papel e pressioná-lo em cada cortador.

Peça ao seu filho para polvilhar as sementes reservadas e as pétalas no topo de cada forma. Deixe secar na tela e, em seguida, retire a polpa seca de cada cortador; as formas serão flores de papel que podem gerar flores reais – basta plantar cada papel no solo e regar.

Nuvem de espuma

  • Brinquedos à prova d’água
  • Uma caixa de plástico, piscina infantil ou lençol freático
  • Duas latas de creme de barbear espumoso ou sabonete de espuma infantil
Faça uma nuvem de espuma para as crianças
Faça uma nuvem de espuma para as crianças (Foto: Reprodução/ PRISCILLA CRAG/ Parents)

Coloque os brinquedos na lixeira e esguiche o conteúdo das latas de creme de barbear por cima. Então, envie seu filho em uma missão de busca e resgate. Se estiver usando letras, peça-lhes que pesquem até que retirem seus nomes. Ou peça que encontrem um carro vermelho ou outro brinquedo específico.

Para incentivar os filhos a limpar a bagunça, peça que eles “deem banho nas bonecas”, ou transforme a diversão em um “lava-rápido” para carros infantis – qualquer transformação que os ajude a limpar a bagunça. Se possível, faça essa brincadeira também ao ar livre.

Massa de macarrão

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo (cerca de 400 g)
  • 4 ovos
  • 3 colheres (chá) de sal
  • Farinha de trigo para polvilhar a bancada
Culinária em família!
Culinária em família! (Foto: Reprodução/ PRISCILA CRAGG/ Parents)

Misture em uma tigela grande a farinha de trigo e o sal – e abra um buraco no centro. Nele, quebre um ovo de cada vez e misture as gemas e as claras com uma faca. Eventualmente, incorpore a mistura de farinha e sal e misture tudo.

A massa se tornará uma espécie de bolota e, diante disso, comece a amassar com as mãos a mistura. Inclua as crianças neste processo e deixe que elas brinquem com a massa e a farinha que você usou para untar a mesa! Corte pedaços, faça formatos e transforme em brincadeira a cozinha!

O melhor é que, mais tarde, você ainda pode cozinhar a receita e transformar a brincadeira em uma refeição feita em família. Para isso, ao final da bagunça, divida a massa em quatro partes. Abra cada uma delas com um rolo até que ela fique bem fina.

Para que o seu macarrão fique do tipo talharim, polvilhe farinha sobre a massa e dobre, no sentido do comprimento, 4 vezes. Então, corte fatias com 0,5 centímetros de comprimento. Enfim, coloque a água para ferver junto com sal e prepare a massa da maneira que achar melhor. Incrível!

Extraído da revista Parents, copyright ©️ 2021 Meredith Corporation. Todos os direitos reservados. Reimpresso com permissão. Sujeito às leis e tratados nacionais e internacionais de propriedade intelectual. Parents®️ é uma marca registrada nos EUA da Meredith Corporation.