Criança

4 dicas para tornar a brincadeira com a família em um momento de aprendizado

Você pode incluir a matemática nos esportes

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: iStock)

(Foto: iStock)

Sim, é possível brincar e aprender ao mesmo tempo. E você mesma pode fazer isso na sua casa com os seus filhos, basta arranjar um tempo e deixar a criatividade fluir. Quando você perceber, já vai estar realizando diversas atividades educativas com as crianças. Mas para te ajudar nesse assunto, a gente te dá algumas dicas:

Vá além do básico

Os brinquedos mais educativos são geralmente os mais simples, como carros, bonecas e legos. Faça o seu próprio jogo usando os legos escrevendo “desafios” em pedaços de papel (animal, comida favorita, item de vestuário) e, em seguida, deixe o seu filho escolher um para criar. Construir qualquer coisa com legos aprimora as habilidades motoras espaciais e finas de seu filho, além de ajudar no raciocínio e resolução de problemas. Dê a ele desafios de engenharia também: até que ponto você consegue fazer uma ponte? Você pode construir uma torre que segure uma bola de golfe?

Seja criativo com jogos de palavras

Se o seu filho adora carros ou trens, use-os para praticar leitura e escrita. Com giz ou fita adesiva, faça estradas em forma de letras. Você também pode criar estacionamentos em folhas grandes de papel, rotular cada ponto com uma letra, um número ou uma palavra e, em seguida, fazer um jogo. Isso também o ajuda a reconhecer algumas palavras.

Crie amigos  

Provavelmente o seu filho já brinca com bonecas, bichos de pelúcia ou bonecos de ação. Para ampliar ainda mais sua imaginação, tente introduzir um novo elemento em sua história perguntando: “O que aconteceria se…?”. Incentive-o a fazer essas perguntas sobre os bichos.

Você também pode pedir ao seu filho que ele escolha dois personagens e dois objetos e crie uma aventura que inclua todos eles. Alfabetização é mais do que decodificar letras. Pensar em parcelas ajuda a preparar as crianças para escrever e ler.

Inclua a matemática nos esportes

Jogar ajuda as habilidades motoras e a coordenação motora do seu filho, mas os especialistas dizem que isso também reforça os conceitos básicos de matemática. Conte de trás para a frente enquanto você joga um para o outro para praticar a subtração. Para animar as coisas, estabeleça um alvo para arremessar ou chutar, faça um placar caseiro e deixe que ele faça a contagem enquanto os dois competem.

Leia também:

Você sabia? Jogos de tabuleiros ajudam na educação financeira

14 dicas para ajudar na educação do seu filho

Hoje é dia de brincar lá fora

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não