Criança

4 livros que provam que leitura também é brincadeira

Nossa embaixadora e colunista Luciana Loew fez uma seleção especial para o mês da crianças

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Shutterstock)

(Foto: Shutterstock)

Como já dizia o escritor Rubem Alves: “Um livro é um brinquedo feito com letras. Ler é brincar”. Sim, a leitura deveria ser sempre um prazer para as crianças e também para você. Nossa embaixadora e colunista Luciana Loew, mãe de Teresa e Alice, é escritora e produtora de conteúdo digital e fez uma seleção especial de livros para você, afinal de contas, livro é brinquedo, sim!

Caixa de contos – crie suas próprias histórias

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

Autora: Anne Laval

Editora: V&R Editoras

Esse é daqueles que faz a imaginação voar… Tem o formato de 20 peças grandes, com ilustrações nas duas faces que, combinadas de maneiras ilimitadas, revelam as histórias mais malucas. Dá para misturar lobo com bruxa, gnomo com feijão mágico e até princesa com lambreta. Mil livros em uma caixinha, para criar junto.

Telefone sem fio

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

Autor: Ilan Brenman & Renato Moriconi

Editora: Companhia das Letrinhas

Livro sem texto pode? Pode! O bobo da corte cochicha no ouvido do rei, que passa o recado baixinho para o cavaleiro, que conta para o mergulhador… e o recado, sem que a gente possa “escutar”, vai passando de boca em boca, ouvido em ouvido. Até que… tem que ver o livro para conferir o final! Será que a gente descobre o segredo que eles estavam dizendo? Esse livro não só é divertido, com ilustrações deslumbrantes, como também sugere a
brincadeira para depois da leitura: que tal começar um telefone sem fio com a família?

Pequeno manual de peixes marinhos e outras maravilhas aquáticas

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

Autora: Beatriz Chachamovits

Editora: Companhia das Letrinhas

O livro começa com a seguinte descrição: “Uma mistura fantástica de ciência e imaginação”. Além de um manual de espécies marinhas bem malucas, essa obra convida as crianças a interagir colorindo, encontrando figuras ocultas e pesquisando sobre cada peixe para, no fim, descobrir qual deles não existe de verdade no nosso planeta. Perfeito para pequenos e pequenas cientistas que desejam se aventurar no fundo do mar.

Prédios de São Paulo

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

(Foto: Arquivo Pais&Filhos)

Autor: Matteo Gavazzi, Daniel Almeida, Tatiana Engelbrecht

Editora: GAPS Editora

Esse “livro-caça-ao-tesouro” de São Paulo começou com um projeto de financiamento coletivo, que fez o maior sucesso e decolou. Acompanhado de mapa e sugerindo dois roteiros diferentes pelo centro da cidade, ele busca estimular as