Criança

5 dicas para a primeira ida ao cinema com seu filho

A primeira vez pode ser um sucesso ou um desastre - e essas dicas podem te ajudar a ter uma sessão mais tranquila

Redação Pais&Filhos

Redação Pais&Filhos

child-lying-on-blue-background-in-3d-glasses-and-watching-tv-picture-id659007206 (1)

(Foto: iStock)

Antes de ter filhos, ir ao cinema é algo quase automático: você acha e o filme interessante, então você vai vê-lo. Mas, depois de ter um bebê, é preciso pensar em outras coisas antes de tomar a decisão de ir ao cinema, especialmente se isso envolve a primeira vez do seu filho com as telonas. Por isso, a gente separou 5 dicas para deixar esse momento mais tranquilo; confira!

Tenha certeza de que o seu filho está pronto para isso

A melhor idade para levar seu filho ao cinema pela primeira vez depende dele mesmo. A maioria das crianças vão aos 3 ou 4 anos, mas alguns pais preferem esperar que seus filhos fiquem mais velhos, especialmente se eles têm sensibilidade com sons muito altos ou medo do escuro.

Escolha o filme certo

Você provavelmente vai querer que seja um filme infantil (talvez uma animação). Mas também procure por filmes que sejam menos agitados ou não muito longos. Caso você queira treinar antes de levar seu filho ao cinema, temos uma lista de 10 filmes para ver em família em casa que todo mundo vai adorar. Assim, quando ele conseguir ver um filme inteiro em casa, pode ser o momento certo de levá-lo para ver nas telonas.

Evite a hora de anúncios e trailers 

A maioria dos cinemas exibem propagandas e trailers antes do filme – e crianças com menos de 8 anos podem ter dificuldades na hora de distinguir o conteúdo desses anúncios. Além disso, eles costumam ser mais barulhentos e rápidos do que o próprio filme e se tornam uma introdução um pouco assustadora para uma experiência que deve ser muito legal.

Planeje bem

Crianças pequenas costumam ter um bom humor pela manhã, então levá-las ao cinema  nas primeiras sessões do dia pode ser uma boa escolha – principalmente porque terão outras crianças que não vão ligar se o seu filho falar durante o filme. Além disso, pense com antecedência se vocês vão pedir pipoca ou algum doce, assim você não precisa negociar com as crianças no cinema. E dica: não se esqueça de comprar água caso opte pela pipoca!

Fique tranquila 

Você não será a primeira a sair do cinema com o filho chorando, gritando ou superagitado. Você até pode pensar que comprar os ingressos foi jogar dinheiro fora, mas não vai ser legal forçar seu filho a fazer algo que ele não está pronto. Por outro lado, fazer um intervalo no meio do filme pode ser uma boa maneira de preparar a criança para mais uma tentativa.

Leia também 

Quem não ama cinema? Vídeo mostra reação de crianças ao descobrirem que vão assistir Pantera Negra

Menino de 8 anos cria cinema gratuito para crianças carentes

Quanta emoção! Menino sueco chora ao ver o pai jogar na seleção pela primeira vez