Criança

5 dicas para ajudar o seu filho a não pirar com a matemática

Veja dicas simples para ensinar matemática para o seu filho - Getty Images
Getty Images

Publicado em 24/07/2019, às 10h37 - Atualizado em 05/05/2021, às 16h51 por Redação Pais&Filhos


Sempre tem aquela matéria na escola que o seu filho vai pior, e geralmente é matemática. Reforço, exercícios extras e até mesmo aulas particulares podem tirar o sono dos filhos e dos pais também. Mas é possível melhorar o desempenho do seu filho com coisas mais bem práticas e rotineiras, brincadeiras e vídeos no YouTube! Afinal, a matemática está presente na música, em histórias, nos esportes e em diversos momentos do dia a dia. O Professor Ferretto maior influenciador de matemática da América Latina dá dicas de como tirar a máscara de vilã da matemática.

Um relatório do doutor Jack Shonkoff, da Universidade de Harvard, nos EUA, explica que no cérebro do bebê é formado por cerca de 700 neurônios por segundo nos primeiros cinco anos de vida. E nos três primeiros anos, nosso cérebro cresce cerca de 80%, esse número triplica ao decorrer dos anos e são estabelecidas bilhões de novas conexões nervosas. Desta forma, a infância é o período que melhor pode se estimular o potencial do cérebro humano.

Nesse momento, estímulos externos fazem toda a diferença, isso acontece por meio da música, esportes, socialização, leitura e prática de atividades lúdicas e educativas. Por isso, a matemática precisa ser exercitada ao longo da infância para não virar um problema no futuro. Mas como fazer isso? O Professor Ferretto, dá dicas de como ajudar o processo de dificuldade em algo legal.

Veja dicas simples para ensinar matemática para o seu filho (Foto: Getty Images)

1 – Não coloque a matemática como vilã

Já é comum nas escolas dizerem que a matemática é muito difícil e que precisa ter cuidado com ela:  “Isso é um mito que pode fazer as crianças crescerem influenciadas de maneira negativa. Se os pais têm medo, a criança também terá’’, explica o professor Ferretto. É papel dos pais transmitir confiança para o filho encarar a matemática como uma disciplina como qualquer outra.

2 – Faça brincadeiras estimulantes

Torne a matemática parte do dia a dia do seu filho por meio de brincadeiras. As crianças aprendem muito quando estão brincando, um bom exemplo de como fazer isso é através da música, ela ajuda a melhorar a sensibilidade, a capacidade de concentração e a memória, trazendo benefícios ao processo de raciocínio matemático. O Professor Ferretto explica que essas brincadeiras vão além do entretenimento e ajudam a desenvolver o raciocínio lógico matemático, como a simples contagem de uma sequência de notas musicais.

3 – Conte histórias

Crianças são apaixonadas por histórias. Existem muitos livros que contam uma história envolvente e que estimulam o raciocínio matemático. “Livros podem levantar questões que envolvem quantidades, medidas, noções de espaço e muito mais. Isso ajuda a o seu filho a se familiarizar com problemas e noções básicas matemáticas”, aponta o professor.

4 – Insira a matemática no dia a dia

Proporcione estímulos diários para os seus filhos envolvendo assuntos que fazem pare do cotidiano dela relacionados a somar e subtrair. E se achar que o seu filho mandou bem, você pode recompensar ele com um presente, um passeio ou um abraço. “Crianças são curiosas, e isso é ótimo se direcionado ao aprendizado. Usar artifícios da sua rotina ajuda a desenvolver a familiaridade com problemas envolvendo matemática”, concluiu Ferretto.

5 – Dê apoio e espaço para conversar

Mostre para o seu filho de que ele  não está sozinho, ajude, converse, faça ele perceber que é capaz de resolver qualquer problema.  “Todos têm a capacidade de aprender e fazer escolhas, estímulos vindos daqueles que se admira e se tem como referência são o apoio necessário para dar confiança e determinação para seguir em frente e não desistir”, comentou o professor.

Estimular a matemática durante a infância e adolescência do seu filho faz toda a diferença para que no futuro ele não venha a ter “bloqueios” com a matemática. “Mais do que um exercício diário, ele é fundamental para o desenvolvimento escolar e social, a matemática precisa ser vista como uma aliada e não como inimiga”, conclui o professor.

Sobre o Professor Ferreto

O Professor Ferreto é o maior influenciador de matemática do Brasil, com mais de 2 milhões de inscritos no Youtube. O canal proporciona a milhares de estudantes a oportunidade de aprender e se desenvolver na matemática, desde o nível básico até a matemática do ensino superior. O acesso aos conteúdos do canal é gratuito, e também há cursos que podem ser adquiridos no site. Em seu blog, o professor também dá dicas para entender a matemática de forma prática e sem complicação.

(Foto: Reprodução/ Instagram @professorferretto)

Leia também

Anna Jatobá retira sobrenome do ex-marido depois do fim do relacionamento - (Foto: Divulgação)

Família

Anna Jatobá e filhos excluem sobrenome de Alexandre Nardoni após separação

Jogador do Corinthians - (Foto: Reprodução/Instagram)

Família

Causa da morte de jovem após encontro com jogador do Corinthians vem à tona 2 meses depois

Pai que matou filha é morto na prisão - (Foto: reprodução/ Polícia Civil de SP)

Família

Pai suspeito de assassinar filha é morto na cadeia

Casal e bebê - (Foto: Reprodução/Freepik)

Bebês

Casal coloca bebê de 3 meses para adoção por estar "ocupados demais com o trabalho"

Maira Cardi muda nome e visual - (Foto: reprodução/Instagram)

Família

Maira Cardi surge irreconhecível e muda de nome ao voltar para redes sociais

Imagem Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Bebês

Nomes femininos raros: veja opções chiques e únicas para meninas

Foto: Reprodução/ Instagram

Bebês

Fernanda Paes Leme recusa visitas após o nascimento da filha: "Não consigo e não quero"

Se você procura um nome de menina, aqui estão 180 ideias diferentes - Pexels/Moose Photos

Bebês

180 nomes femininos diferentes: ideias de A a Z para você chamar a sua filha