Criança

5 livros de arrepiar para ler com seu filho no Halloween

Estimular a leitura na infância é fundamental! Aqui, você encontra livros para Pais&Filhos aproveitarem juntos. Além de indicação da nossa colunista Luciana Loew, que comanda essa seção no nosso Instagram

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

(Foto: Shutterstock)

Por aqui você vai encontrar uma seleção de livros para pais e filhos feita a dedo, com muito carinho e cuidado. Para completar, sempre tem uma indicação da nossa colunista que é fera no assunto e comanda a seção no nosso Instagram.

 

Mortina 

Barbara Cantini | Companhia das Letrinhas 

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

O livro conta a história de Mortina, uma menina-zumbi que mora em um casarão abandonado junto de sua família – todos também mortos-vivos. Ela encontra no Dia das Bruxas a oportunidade perfeita de fazer novas amizades com outras crianças. De capa dura, inteiro ilustrado e com anotações que parecem ter sido escritas à mão, o livro é uma sugestão de leitura simples, rápida e divertida para curtir um tempo em família durante o Halloween e morrer de rir!

 

Se eu abrir esta porta agora… 

Alexandre Rampazo | Editora Sesi-SP 

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

De cara, o livro chama atenção por ser diferente do convencional: as páginas são sanfonas e cada lado conta a história de maneira diferente. A ideia é ensinar as crianças a lidar com o medo e a ansiedade de um jeito lúdico e divertido. As ilustrações, cheias de detalhes e em tons de azul, branco e preto, são espelhadas com frases curtas que deixam nas entrelinhas o que pode ou não acontecer caso aquela porta seja aberta.  

 

O monstro que adorava ler 

Lili Chartrand e Rogé | Editora SM

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

A obra mostra de maneira divertida e lúdica como a leitura é importante e muda vidas. O monstro, depois de espantar uma menina da floresta, se depara com um objeto sem gosto, sem cheiro e com várias manchas pretas nas páginas brancas. Sem entender do que se tratava, foi até sua avó, a única da região que sabia ler, e então descobre as maravilhas do mundo dos livros. As ilustrações são bem coloridas e lembram pinceladas de tinta, e deixam a obra ainda mais especial.

 

A festa do dragão morto 

Santiago Nazarian e Rogério Coelho | Editora Melhoramentos 

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

Com páginas inteiras de ilustração, intercaladas com trechos de texto, o livro conta a história de uma vila que se viu livre do Dragão, morto misteriosamente por um Salvador desconhecido. Convencidos de que o melhor a se fazer era honrá-lo, todos começam a busca por ele – até descobrir, tarde demais, um terrível segredo. Os desenhos sombreados reforçam a tensão do conto, que deixa qualquer um de cabelo em pé! 

 

Direto do IGTV por Luciana Loew @paisefilhosoficial

 

Quando mamãe virou um monstro 

Joanna Harrison | Editora Brinque-Book 

(Foto: Acervo Pais&Filhos)

Que atire a primeira pedra a mãe que nunca se sentiu um monstro quando deu uma bronca no filho. Joanna conta a história de uma mãe que fica muito nervosa depois que recebe a notícia de que visitas estão chegando e percebe a bagunça que as crianças estão deixando pela casa. Pouco a pouco, ela começa a ficar estranha, com partes do corpo diferentes… Até que em um pico de estresse ela explode na forma de um monstro! As ilustrações, bastante divertidas e feitas com um traço suave, mostram o processo de metamorfose da mulher em monstro e complementam bem a história. A moral por trás do conto é: se estressar, brigar e sentir culpa é normal e acontece com as melhores famílias. 

 

 

Leia também:

Confira 15 fantasias de Haloween para bebê super criativas

Fotógrafa faz ensaio de Halloween com bebê zumbi e as imagens são as mais criativas que você vai ver hoje

Monstros desenhados por crianças viram inspiração para artistas do mundo inteiro