6 livros para falar sobre inclusão, diversidade e muito mais com as crianças

Separamos uma lista especial para o seu filho aprender brincando. Esse momento de leitura pode trazer para a roda de conversa da família assuntos muito importantes

Resumo da Notícia

  • Confira uma lista de livros infantis para ler em casa
  • Por meio das histórias, você pode introduzir assuntos muito importantes com as crianças
  • Saiba um pouco mais sobre cada livro e faça a sua própria lista

A hora da leitura tem muito a oferecer para o seu filho. Por isso, confira uma lista com opções para tratar diversos assuntos com as crianças, desde os medos até a necessidade de inclusão.

-Publicidade-

Lampião e o vovô da vovó na cidade de Mossoró

Marcela Fernandes de Carvalho | Escrita Fina

Apresente a história do Lampião para seu filho (Foto: Divulgação)

Para apresentar um pouco da história brasileira para as crianças, esse livro é uma ótima pedida. Nele, a menina pede que a mãe conte uma história antes de dormir. Você pode repetir o mesmo na sua casa e assim seu filho irá acompanhar o confronto entre os dois grandes (Lampião e Rodolpho Fernandes). Com o cenário do sertão, a história mostra a luta, coragem e resistência do mais famoso e temido cangaceiro, aproximando os aprendizados da sala de aula com o universo literário lúdico.

Joca e Dado ― Uma Amizade Diferente

Henri Zylberstajn | Editora Leiturinha

Henri Zylberstajn escreveu o livro para falar da importância da inclusão (Foto: Divulgação)

Nosso colunista lançou esse livro, que debate sobre respeito e inclusão de pessoas com deficiência física ou intelectual, através da amizade entre Joca, bastante reservado, e Dado, superextrovertido. Ao notar as diferenças para o amigo, Joca questiona os pais e ouve que ele tem síndrome de Down. A história reforça a importância da diversidade no convívio das crianças. E tem mais: todas as ilustrações foram feitas por profissionais com algum tipo de deficiência intelectual.

Viva as unhas coloridas!

Alicia Acosta e Luis Amavisca | Livros da Raposa Vermelha

“Viva as unhas coloridas” trata sobre acolhimento e apoio (Foto: Divulgação)

Respeite as diferenças. Essa é a mensagem que fica. Somos todos únicos e cada um com a sua individualidade precisa ser aceito. Através do relato de João, que gostava muito de pintar as unhas, a narrativa propõe uma reflexão tanto para as crianças quanto para os adultos, já que o protagonista é zoado pelos colegas de escola ao adotar esse estilo. Vendo a cena, o pai dele decide também pintar as unhas. Uma história baseada em fatos reais que vale a atenção hoje e sempre.

Os antigos habitantes do Brasil

Pedro Paulo A. Funari | UNESP

Esse livro traz alguns marcos importantes da história do povo de origem do Brasil (Foto: Divulgação)

Funcionando como uma extensão das aulas de história e oferecendo mais detalhes sobre a cultura brasileira, esse livro nos remete ao descobrimento do país e à rotina indígena que os portugueses encontraram aqui. De forma direta e clara, o autor apresenta essa realidade e instiga as crianças a discutirem sobre o passado, tirando lições que servem para o presente e futuro. Com o trabalho de arqueologia, a história também oferece fotos e explicações teóricas de objetos, planejamentos e conquistas da época.

Anna e o balão

Ferréz | Darkside

Desperte a imaginação das crianças com a história “Anna e o balão” (Foto: Divulgação)

Esse momento foi tão aguardado por Anna… Para poder fazer um passeio de balão pelos céus de São Paulo, a menina precisou poupar dinheiro e aguardar um tempo até conseguir o suficiente. Lidando com a imaginação e usando a liberdade da ficção, o enredo nos leva para outra dimensão, afinal a protagonista queria alcançar as nuvens nessa viagem para reencontrar o pai. Uma história de luto e saudade que aborda a importância do companheirismo e do amor, sendo um bom caminho para introduzir esses temas na sua casa.

Ogros – indicado pela Luciana Loew

Ernani Ssó | Aletria

É preciso falar sobre medo com as crianças e este livro é uma forma (Foto: Divulgação)

Se você gosta de contos de fadas, é só se acomodar na cadeira e aproveitar. O livro traz 5 contos, todos de ogros, essas figuras caracteristicamente enormes e horripilantes. A história ensina que há perigos ao longo da vida, mas faz parte enfrentá-los. Ela também aborda o lado humano, já que mesmo essas criaturas medonhas possuem fraquezas. “Esse tipo de narrativa, de medo e monstro, tem uma função muito importante para as crianças e adultos”, pontua. Esses seres imaginários são apenas coadjuvantes no contexto para trazer uma discussão muito mais intensa e relevante: o medo, todo mundo tem, independente da cara que possua para cada um. “A gente está vivendo um momento no mundo, em que estamos enfrentando muitos medos, então trabalhá-los é muito importante. Tire um momento para refletir sobre isso”.