Publicado em 31/07/2016, às 07h04 - Atualizado em 03/08/2016, às 09h56 por Redação Pais&Filhos
Não tem jeito! Hoje em dia, os games dominam grande parte do cenário de entretenimento infantil. O Pokémon GO é a prova do fenômeno instantâneo que eles podem ser. Mas calma! Os pais não precisam se desesperar. Afinal, cada vez mais, ficamos sabendo dos benefícios que esses jogos podem ter na educação das crianças.
Seja na habilidade motora ou no aprimoramento da visão, dos reflexos, da capacidade de concentração, das estratégias, do raciocínio lógico, os games trazem, sim, benefícios. Segundo Raphael Braga, diretor de produtos da REDZERO, rede de escolas de game e entretenimento digital, os games “contribuem ainda para a interação com outras pessoas, o tratamento de fobias, conhecimento de outras línguas e culturas, bem como fortalecimento do trabalho em equipe”.
Pensando nisso, fizemos uma lista com jogos interessantes que podem contribuir tanto para a diversão quanto para o aprendizado dos seus filhos. Para a seleção, a gente contou com a ajuda da Stoodi, startup de educação a distância, e da REDZERO, que são especialistas no assunto.
1. Pelas ruas da cidade
Com o jogo SimCity, seu filho vai administrar uma cidade inteira, como se fosse o prefeito. Para isso, ele vai precisar de muito raciocínio lógico e estratégia, pensando em todos os problemas, desde a sustentabilidade ao transporte público. E é tudo muito real! A ideia do jogo surgiu em 1989 e, hoje, com versões atualizadas e gráficos melhores, continua fazendo sucesso.
2. Passarinhos da física
Você já deve ter ouvido falar do Angry Birds, que é um jogo de muito sucesso. Todo mundo sabe que o objetivo é acertar os passarinho no alvo. E há boatos de que é comum tentar, e tentar, e tentar de novo até conseguir chegar ao fim da fase. Mas o que muita gente desconhece é que nunca foi tão fácil aprender sobre energias, impulsos, aceleração e velocidade e outras noções da física.
3. Darwin por um dia
Se o seu filho adora animais e fica encantado com as aulas de ciências nas quais o início da vida no planeta é discutido, ele vai amar a ideia do jogo Spore! Mas vai ser preciso muita concentração e observação, qualidades de um verdadeiro cientista. A ideia é a seguinte: um simples micróbio, a partir das escolhas do jogador, vai evoluindo e construindo novas formas de vida, até unir tribos e construir cidades. Genial, não é?
4. Jogo de memória
Se o seu filho gosta de jogos de decorar sequências e treinar a memória, ele vai adorar o Lumosity. Os desafios que o game propõe ajudam a criança a buscar várias soluções para os problemas. À medida que o jogador vai avançando nos níveis, a dificuldade aumenta também! Desafiador!
5. De volta para o futuro
O Light Bot é um jogo para se sentir no futuro. O seu filho irá comandar um robô e ordenar comandos por meio de diversas ações. Puro raciocínio lógico! Mas vale lembrar que é recomendado a partir dos três anos de idade.
6. Quebra-cabeça digital
Você já sabia que o quebra-cabeça agora pode ser também um jogo digital? O objetivo do game 2048 é deslizar peças numeradas em uma grade, combiná-las e criar um azulejo com o número 2048. É recomendado para crianças a partir de sete anos.
7. No universo do poder
O Democracy é para quem se interessa por política e quer entender as relações de poder em um país. É um jogo super detalhado e realista, a ponto de uma jogada mal feita ter consequências diretas para com a população. Só não vale deixar o poder subir à cabeça…
Leia também:
5 incríveis jogos que estimulam a imaginação do seu filho
Família
Bruna Biancardi mostra a filha, Mavie, e detalhe na bebê gera repercussão: "Incomoda muito"
Família
Neymar Jr. celebra 2 meses da filha com vídeo mostrando momento de carinho
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Bell Marques vai ao casamento luxuoso do filho de bandana e explica por que não tira o acessório
Herança
Apresentadora da Globo se recusa a deixar herança ao filho: "Para eu aproveitar"
Bebês
Mãe batiza gêmeos com nomes peculiares inspirados em programa de TV infantil
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Ticiane Pinheiro fala sobre gravidez e chegada de segundo filho com César Tralli