Criança

8 benefícios que acampar nas férias pode trazer para os seus filhos

Veja os benefícios de sair para acampar com seus filhos durante as férias

Samirah Fakhouri

Samirah Fakhouri ,filha de Rose e Fauzi

As brincadeiras e a diversão estão nos pequenos momentos com as crianças (Foto: Shutterstock)

Só de pensar em sair de casa com mala e cuia e mais as coisas que uma criança precisa já dá um desânimo. Entretanto, acampar é um dos jeitos mais genuínos de conectar o seu filho com a natureza. Sendo também uma ótima opção para aquelas esperadas férias em família.

A ideia de tirar seus filhos da familiaridade de sua rotina, casa e bairro é assustadora, no começo. Mas no final serve para os pequenos assim como para os adultos como uma fuga relaxante, um contato diferente e um desligamento da internet que tanto assola as mãozinhas das crianças em época de férias.

 

Listamos em tópicos os benefícios de acampar com o seu filho:

1 – Mais tempo com a família

Agendas lotadas, tanto dos filhos quanto dos pais… Arranjar um tempo para interromper essa correria é uma das coisas mais essenciais na vida do brasileiro de hoje. Quando você vai acampar, a vida desacelera, tudo precisa de uma atenção maior, desde fazer uma xícara de chá até a escovação dos dentes. Isso significa uma reconexão com os afazeres normais que a rotina corrida faz passar batido. Uma vez que a agenda acalma, você pode passar mais tempo com seu filho.

2 – Exercícios físicos

Se você está em um acampamento durante o final de semana ou feriado é ideal organizar brincadeiras, corridas matinas para explorar ou coisas assim, o que acaba incentivando a atividade física do seu filho. Além de te deixar quase que constantemente em movimento simplesmente por curtir o ar livre. Não há sofá para sentar e não há televisão para assistir, é quase um passeio reconhecido como vintage, curtindo a presença um do outro.

3 – Sono alinhado de novo

A rotina de sono das crianças durante o período de férias é sempre uma loucura e quando a folga acaba é um saco voltar para a ideia de dormir cedo. Quando se acampa é realmente espontâneo a vindo do sono, uma vez que está escuro, é hora de dormir e uma vez que a luz do dia acende, é hora de levantar.

4 – Distância das redes e jogos online

Uma das grandes vantagens do camping é a absoluta falta de internet e tecnologia. A crianças hoje têm ganhado cada vez mais cedo os celulares, tablets e etc…. Agora sem esses equipamentos são obrigados a resgatar as origens das brincadeiras, o ser criança aflora e eles encontram outras maneiras de se divertir. De repente, há tempo para jogos em família, conversas e aumento de atividades físicas. Sem contar que eles podem levar para dentro da rotina a ideai de brincar entre si ao invés de ficar na internet.

5 – As refeições

Em casa as coisas estão bem mais perto, seu filho sabe onde fica aquele biscoitinho de chocolate… No camping por vezes existem cozinhas compartilhadas, momento ideal para explicar sobre os alimentos e ensinar sobre respeitar o próximo, mostrar que aquela louça lavada faz diferença para quem for usar depois. Se você tem um faminto, essa é a hora de implementar com diversão comidinhas mais naturais e saudáveis. As crianças quando estão em ambientes diferentes tendem a ser mais receptivos para as comidinhas diferentes.

6 – Contato com a natureza

Acampar é ao ar livre! Se você mora em uma cidade grande sabe que por mais que existam diversos parques, não é a mesma coisa de se ver uma floresta cheia de árvores ou um céu cheio de estrelas. Sem contar na capacidade de se partiu para as montanhas, praias e mostrar na prática o que são os insetos X e Y, seu bebê será capaz de apreciar a paisagem natural desde cedo, aprendendo sobre a fauna e a flora em primeira mão.

7 – Menos coisas

Você vai, sem dúvida, querer trazer alguns brinquedos e jogos que o seu filho goste. No entanto, a mala fica pesada e a vida no acampamento é muito mais simples do que parece, com menos espaço para coisas extras. Seu bebê terá que se contentar com apenas um brinquedo e não os 10 que se têm em casa, incentivando-o a ser mais engenhoso e ficar satisfeito com o que está disponível no momento.

8 – Quebrando a rotina 

Todas as férias oferecem uma pausa da rotina normal, e acampar não é exceção. Quando se trata da hora do banho, normalmente o chuveiro não é o que as crianças conhecem, mas no acampamento as águas fluem diferente, o que pode trazer quebra de rotina. Qualquer quebra do horário habitual é atraente para a criatividade do seu filho.

Leia também: 

10 dicas que você precisa saber antes de acampar com as crianças

Ideias divertidas para acampar em casa

Acabou o tédio! 7 ideias para fazer o melhor acampamento dentro de casa