Criança

8 brincadeiras de rua para você e seu filho se divertirem

Você com certeza já brincou de algumas delas e seu filho vai adorar brincar também

Cecilia Malavolta

Cecilia Malavolta ,Filha de Iêda e Afonso

kids-playing-hopscotch-on-playground-outdoors-picture-id512047790

A gente sabe que brincar é tudo de bom, independente se é jogo de tabuleiro, casinha de boneca ou brincadeira em grupo. Em homenagem à Semana Mundial do Brincar a gente separou 8 brincadeiras de rua para o seu filho se divertir em família ou com os amigos.

ESCONDE – ESCONDE

Uma pessoa é escolhida para tentar encontrar os outros participantes da brincadeira. Essa pessoa deve escolher o lugar de pique, ficar de costas para todos e contar até 10, enquanto os outros correm para se esconder em algum lugar. Caso alguém seja encontrado, o escolhido deve ir até o pique e anunciar quem ele encontrou e aonde essa pessoa estava. Para se salvar, quem está escondido precisa sair de seu esconderijo, ir até o pique, gritar seu nome e dizer “salva, 1, 2, 3.”.

PEGA – PEGA

Nessa brincadeira, uma pessoa é sorteada para ser o pegador. Ele deve correr atrás dos outros participantes até conseguir pegar alguém. Quando outra pessoa for pega, ele vira o pegador e assim por diante.

AMARELINHA

Com um giz, desenhe no chão 10 quadrados e enumere cada um deles. Quando chegar no último número, desenhe outro quadrado para ser o céu. Tire a sorte para ver quem vai começar a brincadeira e, de frente para o número 1, jogue uma pedra no quadrado que não poderá ser pisado. Vá pulando cada casa com um pé só até chegar no céu. Depois disso, faça o caminho de volta e pegue a pedra, sem pisar no quadrado que ela está. Com um pé só, pule para fora do desenho. Quem errar passa a vez para outra pessoa brincar.

CABRA – CEGA

Os participantes sorteiam quem será a cabra cega. O escolhido será vendado e rodado 10 vezes. Depois disso, todos saem correndo e a cabra-cega precisa pegar alguém. Quando fizer isso, ela deve adivinhar qual o nome da pessoa que ela agarrou. Se ela acertar, ela troca de lugar com o participante que foi pego; se errar, continua sendo a cabra-cega.

QUEIMADA

Nessa brincadeira, quanto mais gente, melhor! Separe os participantes em dois grupos e trace uma linha no meio e no final de cada ponta do lugar escolhido para jogar. Os grupos sorteiam para ver quem começa com a bola e ela deve ser arremessada na direção de alguém do outro grupo, para eliminar essa pessoa. Quem for queimado deve ir para trás da segunda linha do campo. Quem queimar o outro time inteiro ganha a brincadeira.

BOLINHA DE GUDE

Existem várias maneiras de brincar com bola de gude. Na versão mais comum, os jogadores desenham no chão um círculo e colocam dentro dele algumas bolinhas. O participante que for sorteado para começar a brincadeira deve tentar tirar a maior quantidade de bolinhas que puder. Caso consiga, ele marca pontos ou pega as bolinhas para ele. Caso erre o alvo, ele passa a vez para outra pessoa.

CINCO MARIAS

Essa brincadeira tem cinco fases, cada uma com um grau de dificuldade diferente. Para brincar de cinco Marias, deve-se jogar a trouxinha de pano (ou pedrinha) para cima e tentar pegar uma do chão antes que a primeira caia. O nível de dificuldade vai aumentando conforme a quantidade de trouxinhas que você precisa pegar do chão aumenta.

POLICIA E LADRAO

Para essa brincadeira, quanto mais gente, melhor:  são necessários pelo menos seis participantes, que serão divididos em dois grupos, e um lugar amplo, que dê para correr e tenha um espaço para ser a cadeia. Os grupos tiram a sorte e o vencedor decide se será da polícia ou dos ladrões. Quem for pego, vai para a cadeia. A brincadeira acaba quando todos os ladrões estiverem presos.

Leia também

15 brincadeiras de pai e filhos

Neurociência prova que crianças precisam brincar ao ar livre

4 boas razões para incentivar seu filho a brincar lá fora

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não