Criança

8 dicas para o seu filho ter o melhor desenvolvimento no primeiro ano de vida

Tudo pode influenciar, veja como lidar com essa fase

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

(Foto: Getty Images)

O cérebro do bebê cresce o dobro do tamanho durante o primeiro ano (Foto: Getty Images)

Você provavelmente passa horas navegando na internet procurando o que faz bem ou mal para o seu filho, mas a gente já te avisa: consultar o Dr. Google nem sempre é uma boa ideia. Se você está preocupada em como criar uma criança inteligente, separamos 8 dicas práticas, divertidas para ajudar o seu filho a alcançar o marco do primeiro ano de vida.

Atenção

Pesquisas sobre desenvolvimento dos bebês revelaram que a interação cotidiana e amorosa com os cuidadores é o que mais importa. “A melhor coisa que você pode fazer pelo seu bebê é mostrar que você se importa”, diz Claire Lerner, consultora sênior da Zero to Three, em Washington D.C. Mostre que quando ele chorar, você o confortará; quando ele estiver pronto para se jogar, você estará junto, encorajando-o.

Leite materno

É poderoso! Estudos de imagens cerebrais da Universidade Brown descobriram que crianças que foram amamentadas por pelo menos 3 meses tinham 20 a 30% a mais de substância branca – um tipo de tecido cerebral rico em mielina, uma substância gordurosa que isola as fibras nervosas e acelera o cérebro. Você não amamenta? Não se preocupe! Os leites de fórmula também são uma alternativa saudável para o seu bebê.

Calma

“Ajudar a criança a se sentir segura acalma o cérebro”, diz Lerner. Mesmo que ela continue chorando quando você a segura, seu toque ajuda a acalmar o sistema nervoso. Isso também previne o cortisol, hormônio do stress, que pode interferir no desenvolvimento.

Crescimento

O cérebro do seu bebê cresce o dobro do tamanho durante o primeiro ano. O cerebelo, uma área na parte de trás do cérebro que controla a coordenação e o equilíbrio, triplica de tamanho. Acredita se quiser, mas isso está relacionado com a quantidade de habilidades motoras que os bebês aprendem em 12 meses.

Contato visual

Aproveite o tempo com o seu bebê para olhar nos olhos dele. Isso cria um vínculo emocional forte e o ajuda a absorver mais informações. “Contato visual faz com que seu bebê aprenda a entender melhor o mundo ao seu redor”, diz Malinda Carpenter, professora de psicologia do desenvolvimento na Universidade de St. Andrews, na Escócia.

Foco

Quando o seu bebê interage com um brinquedo ou um livro, ele está tentando entender o que vê, ouve, s