Publicado em 14/02/2019, às 15h23 por Isabella Zacharias, Filha de Aldenisa e Carlos
Não é nada fácil entreter crianças com energia de sobre em casa o dia todo. Algumas tendem a ficar horas na frente de telas, mas há coisas muito mais legais para fazer do lado de fora – seja no quintal ou no condomínio. Afinal, brincar é a tarefa principal!
Na prática
Mais importante do que a quantidade de tempo, é a qualidade das brincadeiras, que faz toda a diferença. Se liga nas dicas do Grupo Curumim:
Dica 1
Dê espaço para que a criança crie seu próprio jeito de brincar. Seja o facilitador caso seja necessário. Auxilie, mas não limite a diversão.
Dica 2
Coloque a mão na massa e construa brinquedos a partir de materiais não estruturados (como na de barquinhos, na página ao lado). Isso incentiva o processo de criatividade.
Dica 3
Nada de sapatos no quintal! O contato com elementos da natureza desenvolve a orientação espacial e elas aprendem a se reconhecer no ambiente.
Dica 4
Para brincadeiras de equilíbrio, como balanço, a ajuda no primeiro momento é importante, mas deixar seu filho sozinho aos poucos faz com que fortaleça essa habilidade.
Dica 5
É brincando que as crianças aprendem e entendem sobre as relações sociais, respeitar limites, lidar com frustrações e sobre resiliência.
O show vai começar!
Use e abuse da imaginação com esse teatro que pode ser montado no quintal de casa. Para fazer as cortinas, você vai precisar de 6 metros de tecido vermelho, corda de varal e prendedores de roupa. Corte o tecido ao meio e prenda-o no varal, de modo que as crianças consigam abri-lo e pronto: agora é só deixar a imaginação rolar.
Parque de construções
Crie um espaço para seu filho brincar na areia com suas pás, baldes e caminhões de construções. Prepare uma área de 1,3m por 1,5m. Você vai precisar de aproximadamente 20kg de cascalhos. Adicione areia, galhos e a brincadeira já pode começar!
Guerra de bexiga
Divida as crianças em dois grupos. Encha várias bexigas com água e amarre. Os times ficam de frente um para o outro e a batalha começa. A brincadeira é fazer os colegas se molharem muito, por isso é melhor vestir maiô, biquíni ou sunga.
Marinheiro sim senhor
Monte sua própria pista de corrida aquática usando boias espaguetes cortadas ao meio. Use uma régua ou fita métrica para medir os lados e um marcador para desenhar a linha de divisão com maior precisão. Com uma faca ou estilete, corte o tubo. Para os barcos, use pedaços pequenos da ponta do espaguete e deixe-os em um formato plano. Use palito de dente e papel colorido para fazer as bandeiras. Para uma pista maior, cole uma boia de espaguete na outra.
Leia também:
Oba, férias! Temos uma dica incrível para seu filho se divertir e desenvolver a criatividade
Biblioteca: 5 livros para ler com seu filho nas férias
13 acessórios divertidos para o seu filho se divertir ainda mais no Carnaval
Família
Wesley Safadão não vai à aniversário de filho com Mileide Mihaile: "Não entendo"
Bebês
“Ela não vai te perdoar”: mãe coloca nome de vegetal na filha e recebe críticas nas redes sociais
Família
Filha mostra pai esperando ela em ponto de ônibus de noite e viraliza: “Faz isso todo dia”
Família
Giovanna Ewbank conta que filho não terá festa de aniversário e explica motivo: "Fiquei megafeliz"
Família
Esposa de Roberto Justus diz que não vê problema em filha ser consumista
Família
Carol Nakamura desabafa sobre decisão de filho adotivo: “Continuarei amando ele”
Gravidez
Carol Celico faz anúncio emocionante de nova gravidez: "Agora somos cinco corações"
Família
Tataravó se emociona ao conhecer primeira menina nascida na família em 75 anos