Criança

9 brincadeiras para você fazer com seu filho no final de semana

Dá para envolver a família inteira

Isabella Zacharias

Isabella Zacharias ,Filha de Aldenisa e Carlos

Oba, final de semana. Que tal pensar em brincadeiras para as crianças? (Foto: Getty Images)

Não é nada fácil entreter crianças com energia de sobre em casa o dia todo. Algumas tendem a ficar horas na frente de telas, mas há coisas muito mais legais para fazer do lado de fora – seja no quintal ou no condomínio. Afinal, brincar é a tarefa principal!

Na prática
Mais importante do que a quantidade de tempo, é a qualidade das brincadeiras, que faz toda a diferença. Se liga nas dicas do Grupo Curumim:

Dica 1
Dê espaço para que a criança crie seu próprio jeito de brincar. Seja o facilitador caso seja necessário. Auxilie, mas não limite a diversão.

Dica 2
Coloque a mão na massa e construa brinquedos a partir de materiais não estruturados (como na de barquinhos, na página ao lado). Isso incentiva o processo de criatividade.

Dica 3
Nada de sapatos no quintal! O contato com elementos da natureza desenvolve a orientação espacial e elas aprendem a se reconhecer no ambiente.

Dica 4
Para brincadeiras de equilíbrio, como balanço, a ajuda no primeiro momento é importante, mas deixar seu filho sozinho aos poucos faz com que fortaleça essa habilidade.

Dica 5
É brincando que as crianças aprendem e entendem sobre as relações sociais, respeitar limites, lidar com frustrações e sobre resiliência.

O show vai começar!
Use e abuse da imaginação com esse teatro que pode ser montado no quintal de casa. Para fazer as cortinas, você vai precisar de 6 metros de tecido vermelho, corda de varal e prendedores de roupa. Corte o tecido ao meio e prenda-o no varal, de modo que as crianças consigam abri-lo e pronto: agora é só deixar a imaginação rolar.

Quem nunca brincou de teatro? (Foto: Getty Images)

Parque de construções
Crie um espaço para seu filho brincar na areia com suas pás, baldes e caminhões de construções. Prepare uma área de 1,3m por 1,5m. Você vai precisar de aproximadamente 20kg de cascalhos. Adicione areia, galhos e a brincadeira já pode começar!

Brincar com areia pode ser muito divertido! (Foto: Getty Images)

Guerra de bexiga
Divida as crianças em dois grupos. Encha várias bexigas com água e amarre. Os times ficam de frente um para o outro e a batalha começa. A brincadeira é fazer os colegas se molharem muito, por isso é melhor vestir maiô, biquíni ou sunga.

Guerra de balões de água é uma ótima opção para refrescar! (Foto: Getty Images)

Marinheiro sim senhor
Monte sua própria pista de corrida aquática usando boias espaguetes cortadas ao meio. Use uma régua ou fita métrica para medir os lados e um marcador para desenhar a linha de divisão com maior precisão. Com uma faca ou estilete, corte o tubo. Para os barcos, use pedaços pequenos da ponta do espaguete e deixe-os em um formato plano. Use palito de dente e papel colorido para fazer as bandeiras. Para uma pista maior, cole uma boia de espaguete na outra.

Leia também:

Oba, férias! Temos uma dica incrível para seu filho se divertir e desenvolver a criatividade

Biblioteca: 5 livros para ler com seu filho nas férias

13 acessórios divertidos para o seu filho se divertir ainda mais no Carnaval