A primeira infância no século XXI: os maiores desafios para a educação das crianças

O segundo encontro no Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos, reuniu especialistas para falar sobre a relação entre pais e escola na formação das crianças

Reunimos um time de especialistas  para discutir os desafios para a educação das crianças (Foto: Cecilia Malavolta)

Os primeiros anos da vida de uma criança são fundamentais para o desenvolvimento. Diversos estudos mostram que a evolução do cérebro durante a primeira infância acontece a uma velocidade incrível, principalmente através das interações com pais, família, cuidadores e outras crianças. São essas interações sociais que contribuem para impulsionar a atividade cerebral.

-Publicidade-

Mas como garantir que as crianças recebam todo afeto, atenção e ainda aprendam em meio a um mundo cada vez mais digital e complexo? Para responder a essa pergunta e falar sobre a importância da valorização da primeira infância no século XXI, a Pais&Filhos se juntou com o Colégio Visconde de Porto Seguro. No dia 19 de novembro, reunimos um time de especialistas  para discutir os desafios para a educação das crianças no segundo encontro em parceria com o Colégio Visconde de Porto Seguro, desta vez, na unidade de Valinhos, interior de São Paulo.

Formada por Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Juliana e Carlos; Meire Nocito, Diretora Institucional Educacional do Colégio Visconde de Porto Seguro, mãe de Paula e Gabriel; Bianca Solléro, psicóloga e educadora criativa, colunista da Pais&Filhos, mãe de Elisa e Filipe; Marcelo Cunha Bueno, educador e escritor, pai de Enrique; e Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, filha de Branca Helena e Igor, a mesa-redonda do encontro passou por temas como a importância de olhar para o presente das crianças antes de pensar no futuro, a valorização do afeto e da autonomia, como lidar com o sentimento de culpa e a relação entre pais e escola para o melhor desenvolvimento durante a primeira infância. 

-Publicidade-

“Vamos voltar aos nossos valores antes de olhar para o futuro das crianças. A infância tem data para começar e acabar. Aproveite ao máximo o tempo de qualidade com seu filho”, começou Andressa, durante a abertura do encontro. “O grande segredo da relação entre pais e filhos é se conectar com o tempo dentro de nós. A infância nos lembra que o presente é a única coisa que importa”, explicou Marcelo, que acredita que pensar no aqui e agora faz com que os pais despertem relações, sentimentos e experiências que vão se refletir no futuro dos filhos. 

“A Educação Infantil hoje é baseada em um estudo baseado no afeto e pela criação de novos espaços para que eles experimentem o mundo”, justificou Silmara ao falar da importância da relação entre escola e família. “O maior desafio da escola é fazer as crianças acreditarem que são capazes”, completou Meire.

Para ficar por dentro de tudo o que rolou, assista à live completa no Facebook da Pais&Filhos. Abaixo, veja a galeria de fotos e confira um pouco do que aconteceu por durante o encontro:

A equipe completa de especialistas que subiu ao palco do encontro “A Primeira Infância no Século XXI” (Foto: Cecilia Malavolta)
Andressa Simonini, editora-executiva da Pais&Filhos, mediou o bate-papo do encontro (Foto: Cecilia Malavolta)
Marcelo Cunha Bueno enfatizou a importância do afeto e da atenção na vida das crianças (Foto: Cecilia Malavolta)
Bianca Solléro falou sobre a construção da autonomia da criança enquanto ainda é pequena e a relação entre liberdade e limites (Foto: Cecilia Malavolta)
Silmara Casadei, Diretora Geral Pedagógica, reforçou que a educação infantil deve ir muito além do cuidado e da assistência (Foto: Cecilia Malavolta)
Meire Nocito falou sobre os desafios da escola para educar as crianças em pleno século XXI (Foto: Cecilia Malavolta)
O encontro foi aberto para os pais dos alunos do Colégio Visconde de Porto Seguro, em Valinhos (Foto: Cecilia Malavolta)
A conversa focou na relação entre escola, pais e alunos para encontrar um caminho que atenda às necessidades de todos (Foto: Cecilia Malavolta)
Para Silmara e Meire, enquanto a família nutre as questões de caráter, a entrada na escola coloca em prática tudo que a criança viveu e a coloca em contato com experiências diferentes daquelas que viveu em casa (Foto: Cecilia Malavolta)
Ao final da mesa-redonda, o público presente pôde tirar dúvidas e trocar experiências (Foto: Cecilia Malavolta)
O Colégio Visconde de Porto Seguro abriu as portas para pais e educadores em um bate-papo repleto de conteúdo e troca de experiências (Foto: Cecilia Malavolta)
Para conferir tudo o que rolou durante o encontro, assista à live completa em nosso Facebook (Foto: Cecilia Malavolta)

Leia também:

Educação na primeira infância: como fortalecer a parceria entre pais e escola

Primeira infância no século XXI: como você está educando seu filho?

Escola não é só brincadeira: o papel do professor na educação durante a primeira infância

    -Publicidade-