Criança

Acredite: seu filho precisa de micróbios!

Eles são necessários para o desenvolvimento do sistema imunológico

Nathália Martins

Nathália Martins ,Filha de Sueli e Josias

little-childs-hands-digging-in-the-mud-picture-id619539728

(Foto: iStock)

Parece que no mesmo momento em que você vira mãe, você desenvolve uma obsessão por limpeza e quer que o seu filho esteja limpo toda hora. Calma! Claro que lavar as mãos é importante, mas você não precisa levar isso TÃO a sério.

A microbiologista Marie-Claire Arrieta, co-autora do livro “Deixe-os comer sujeira: salvando nossos filhos de um mundo ultrapassado”, confirmou que descartar os micróbios com desinfetantes, sabonetes antibacterianos e antibióticos traz resultados negativos para o sistema imunológico do seu filho.

De acordo com Marie-Claire, os bebês não nascem com micróbios, o sistema imunológico vai se desenvolvendo com o tempo. Sem esse tipo de organismo, o sistema não consegue combater as infecções. “A criança precisa ter contato com as bactérias ao longo dos primeiros meses e anos se para ir criando sua imunidade, você não pode colocar a criança em uma bolha”, explica o Dr. Claudio Len, nosso parceiro e pai de Silvia, Fernando e Beatriz.

A falta de exposição aos micróbios também colabora com a elevação de doenças desde obesidade até alergias. Então, os cientistas concluíram que é necessário expor seu filho aos germes desde cedo para treinar nosso sistema imunológico e evitar o desenvolvimento dessas doenças.

É comprovado que crianças que moram na área rural têm menos chances de ter asma. Sim, nós sabemos que não dá para largar tudo e ir morar no campo. Mas isso significa que é melhor, sim, um ambiente menos limpo. Estudos também mostram que limpar freneticamente a boca do bebê pode ajudar no desenvolvimento da asma e que a incidência dela diminui se você limpar a chupeta com a sua própria boca.

Não estamos dizendo que você deve parar de lavar as mãos, até porque a higiene é essencial para nossa saúde, mas que tal fazer isso nas horas certas? Como antes de comer e após usar o banheiro.

É necessário existir um equilíbrio entre prevenir doenças, mas também expor as crianças aos micróbios que são, sim, saudáveis!

Leia também:

Pra ficar fortinho! Conheça alimentos que fortalecem a imunidade

Beijar é bom e ainda protege contra alergias e outras doenças

Eca! Soprar vela de aniversário aumenta 1.400% das bactérias do bolo

Você gostou desse conteúdo?

Sim Não