;
Criança

Alerta: mãe descobre vídeo que ensina a cortar os pulsos no Youtube Kids

O conteúdo apareceu no meio de um desenho animado

Emily Santos

Emily Santos ,filha de Maria Teresa e Francisco

Conteúdo incentivando suicídio no Youtube Kids (Foto: Getty Images)

Recentemente Free Hess, que vive na Flórida – Estados Unidos, descobriu um vídeo no Youtube Kids. O conteúdo mostra um homem ensinando crianças como cortar os pulsos.

Ela conta que estava assistindo um desenho com o filho, até que no meio apareceu um homem com óculos escuros dando esse tipo de instrução. E pior, o vídeo estava descrito como ”familiar”.

Ela diz que no vídeo o homem ainda mostra como fazer os cortes se a criança quiser somente chamar a atenção dos pais. Preocupada após saber que as crianças estavam tendo acessos a conteúdos como esses, Free imediatamente fez uma campanha para que o vídeo fosse retirado do ar.

“A exposição a vídeos, fotos e outros conteúdos que causam danos pessoais e suicidas é um enorme problema que nossos filhos enfrentam hoje”, contou a americana para a CBS News.

Free porém, teve outra surpresa ao descobrir depois de um tempo que o vídeo não tinha sido retirado do ar e continuava ”escondido” no meio de um desenho animado. Leia o texto completo da americana clicando aqui.

De acordo com a CBS News, eles questionaram o Google sobre os próximos passos para remover o vídeo da plataforma, porém não tiveram nenhum retorno.

O Youtube Kids afirma que os conteúdos são totalmente seguros para crianças e que se esforçam para revisar sempre tudo que está disponível. A plataforma também informou que está trabalhando em uma ferramente para que os pais tenham um controle maior sobre tudo o que seus filhos têm permissão para ver.

Entramos em contato com o Youtube Brasil e a plataforma de vídeo enviou uma declaração se posicionando sobre o caso, na qual afirmaram que sempre analisam qualquer conteúdo suspeito e retiram da plataforma antes de qualquer visualização. Confira na íntegra:

“Trabalhamos muito para garantir que o YouTube não seja usado para incentivar comportamentos perigosos e temos políticas rígidas que proíbem vídeos que promovam a autoflagelação. Contamos com a tecnologia de detecção de usuário e de detecção inteligente para sinalizar esse conteúdo para nossos revisores.

A cada trimestre, removemos milhões de vídeos e canais que violam nossas políticas e removemos a maioria desses vídeos antes que eles tenham qualquer visualização. Estamos sempre trabalhando para melhorar nossos sistemas e para remover conteúdo violativo mais rapidamente. Por isso, relatamos nosso progresso em um relatório trimestral e fornecemos aos usuários um painel que mostra o status dos vídeos que eles sinalizaram para nós”.

Leia também

“Conteúdo aprovado pelos pais” é a nova ferramenta do YouTube Kids; saiba como usar 

Aqui não! Como proteger a privacidade dos seus filhos no mundo digital 

Youtube Kids lança playlist para incentivar o seu filho a ler