Aniversário em casa: dicas para fazer as festas da família com segurança na quarentena

Por conta do coronavírus, as comemorações em buffet e reuniões com amigos não podem acontecer. Mas calma, você pode tornar esse dia muito especial para seu filho

Resumo da Notícia

  • Não é por conta da quarentena que o aniversário precisa passar em branco
  • Te damos algumas dicas para comemorar a data no melhor estilo e em casa
  • Criatividade e otimismo é tudo nesse momento
É hora de fazer um dia especial dentro de casa (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Quem não gosta de fazer aniversário? As crianças se preparam como nunca e esperam a data ansiosas para comemorar da melhor forma. Mas com a pandemia do coronavírus e a necessidade de toda a população em ficar de quarentena, os planos precisarão mudar. Não é uma situação fácil, mas você terá que sentar com seu filho e explicar de forma clara que a festa não acontecerá conforme planejado. “As crianças em geral, não entendem o que está acontecendo e ficar sem uma festa divertida com os seus amigos pode ser uma grande decepção. A mesma decepção também pode ser sentida pelos pais, já que as festas costumam ser negociadas com meses de antecedência criando expectativas entre todos (adultos e crianças).” – resume a gerente de eventos do Lugar 166, Larissa Coelho. 

Transparência é tudo nesse momento: mostre que entende sua tristeza e não prometa algo que não tem certeza se pode cumprir. Depois de dar esse “colo” para seu filho, é hora de levantar o ânimo! O aniversário ainda irá acontecer, apenas com algumas adaptações e você pode torná-lo tão especial quanto seria em um buffet ou no salão do prédio com os amigos. Fale isso para o seu filho e mostre que não é porque os planos mudaram, que a comemoração acabou. Veja algumas dicas para realizar uma festa inesquecível em casa:

 

Por onde fazer? 

Essa resposta é fácil: sua casa! Há vários programas que permitem realizar essa conversa e incluir mais amigos e familiares – caso queira, como o Hangouts (do Google, que cabem até 10 pessoas) ou Skype (que comporta até 25 pessoas e permite compartilhar a tela). Alguns buffets também estão disponibilizando serviços virtuais, assim os pais podem contratar palhaços, músicos ou outros animadores para participar da festa online

 

Hora de enfeitar

Uma opção bacana também é preparar a casa, pode ser algo simples como encher bexigas até algo mais elaborado, usando a criatividade! Nessas horas, pode reaproveitar os enfeites e até materiais da festa do ano passado que estão esquecidos na despensa. Também espalhar cartazes pela casa ou fotos da família. E que tal fazer um daqueles chapéus tradicionais com as próprias mãos? A ideia é trazer o clima de um buffet para dentro de casa.

 

Seu filho quem manda!

É claro que você quem define as regras (até para garantir que o isolamento aconteça), mas nesse dia especial, vale abrir um pouco a mão e deixar a criança escolher o que quer fazer: assistir o filme que mais gosta, brincar daquele jogo preferido, passar o dia de pijama. E isso também se estende para o cardápio. Deixe ela escolher o prato do almoço e jantar ou até a sobremesa. É o momento de todo mundo da casa mergulhar de cabeça para tornar esse dia, realmente, memorável. 

 

Parabéns depois da quarentena

Nada impede de fazer uma comemoração reunindo todo mundo (fisicamente) depois que o isolamento acabar. Caso já tinha fechado o buffet ou até outras questões da festa, pode tentar ver a opção de adiar a comemoração. “Assim, poderá comemorar duplamente: o fim da quarentena e o aniversário do pequeno abraçando a todos, ainda mais forte. Não importa se era uma festa grande ou algo mais íntimo, mas o momento atual está nos mostrando a importância de celebrar a vida, o tempo todo”, conclui Larissa.

 

Agora, você pode receber notícias da Pais&Filhos direto no seu WhatsApp. Para fazer parte do nosso canal CLIQUE AQUI!