Aos 108 anos, morre francês que salvou cerca de 350 crianças na 2ª Guerra Mundial e você precisa conhecê-lo
Ele emocionou o mundo ao contar porque decidiu salvar essas vidas
Morreu na última sexta-feira (28), aos 108 anos, Georges Loinger, famoso militante da resistência judia que salvou centenas de crianças durante a Segunda Guerra Mundial, na França.
A informação foi passada pela Fundação para a Memória do Holocausto na manhã de sábado. A nota divulgada pela fundação definia Loinger como excepcional. “Com isso, desaparece um homem excepcional, cujo combate ficará marcado nas memórias”, escreveram.
Loinger nasceu em Estrasburgo, na França, em 1910. Durante a Segunda Grande Guerra, ele salvou mais de 350 crianças francesas e alemãs ao levar pequenos grupos e fazê-los passar em segurança pela fronteira da França com a Suíça.
Ao longo de sua vida, o herói recebeu títulos e condecorações como a de comandante da Legião de Honra, a Medalha da Resistência e a Cruz de Guerra. Georges também presidiu a Associação de Resistência Judaica da França (ARJF).
Ao receber o título e a condecoração de comandante da Legião de Honra francesa, em 2005, Loinger foi perguntado sobre a motivação de seus atos heroicos. A resposta foi um simples: “fiz o que tinha que fazer”.
Leia também:
Boa notícia: brasileiro brinca com crianças vítimas da guerra do Iraque